Inova disponibiliza HelpDesk a pequenas e médias empresas da UE

Texto: Carolina Octaviano

A Unicamp, por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, firmou um acordo com a Universidade de Alicante, na Espanha, para a realização de projetos já aprovados pela União Europeia, em 2013, na qual a Inova será o escritório de representação no atendimento de pequenas e médias empresas (PME) pertencentes à UE, que desejem tirar dúvidas sobre questões relativas à Propriedade Intelectual (PI), patentes, empreendedorismo e transferência de tecnologias. Com duração de vinte meses, o projeto “Help Desk”, que já está em andamento e é coordenado pela Universidade de Alicante é voltado para PME que desejam obter informações sobre PI no Mercosul ou Chile.

“O objetivo do projeto é prestar assistência de primeira linha e de apoio às PME da UE interessadas em operar ​​na região do Mercosul e Chile, em matéria de proteção e direitos de PI, através de um serviço de Helpdesk”, explica Pedro Emerson de Carvalho, responsável pela área de contratos do projeto e gestor de Convênios e Contratos da Inova. O projeto irá hospedar também um portal multilíngue na internet para abordar questões de propriedade intelectual e suas aplicações, além de oferecer treinamento via web, com módulos presenciais e de e-learning, dentro de oficinas das pequenas médias empresas. “Esperamos que esse projeto possibilite a entrada de novos investimentos no país e também no Mercosul”, revela Carvalho.