Unicamp e Associtech firmam convênio de cooperação

Texto: Juliana Ewers

Foto: Toninho Oliveira / Prefeitura de Campinas

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Associtech (Associação dos Proprietários do Techno Park Campinas) firmaram nesta quarta-feira, dia 16, um convênio de cooperação, que viabilizará uma maior interação entre as partes. A proposta é de que o convênio seja um indutor de pesquisa, desenvolvimento e inovação, aliando a universidade, o Techno Park e as empresas.

A assinatura ocorreu durante cerimônia de entrega das obras de recuperação e pavimentação da rua Benjamin Franklin, que é marginal da rodovia Anhanguera, e da via de acesso ao parque pelo bairro San Martin – os serviços foram custeados pelo Techno Park Empreendimentos e Administração Ltda. Participaram do evento o diretor-executivo da Inova Unicamp, Milton Mori, representando o reitor da universidade, José Tadeu Jorge; o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB); o presidente do Techno Park, Miguel Gilberto Paschoal; o diretor do empreendimento, Luiz Guazzelli; além de secretários municipais, vereadores e representantes de empresas do parque.

Para Guazzelli, o estabelecimento desse convênio representa um avanço, que já era buscado há quase sete anos. “Esse é o nosso momento e temos que aproveitá-lo. Campinas tem todos os recursos necessários para atrair grandes empresas. Por isso mesmo, eu agradeço iniciativas como essa parceria”, disse.

“Essa é uma forma de oferecer novas oportunidades para as empresas que aqui estão”, ressaltou o Paschoal.

Durante o evento, o diretor-executivo da Inova destacou os pontos fortes dessa maior interação entre a Unicamp e o Techno Park. “É um convênio muito importante, porque envolve desde startups até investidores-anjos. Podemos também ajudá-los com pesquisa. Tenho certeza de que só temos a ganhar com isso”, reforçou.

Além de tratar do convênio, Mori informou que a proposta de reproduzir em Campinas o projeto do Agropólis – um parque tecnológico francês, que mira o agrobusiness – está sendo vista com bons olhos, permitindo assim que a união de forças entre o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), a Unicamp e a prefeitura se concretize. “Tem tudo para dar certo. Nós vamos conseguir. Isso será mais um diferencial para Campinas”, finalizou o diretor-executivo da Inova Unicamp.