Inova marca presença na Unicamp de Portas Abertas 2014

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Marco Antonio Linhares

No último sábado, dia 30 de agosto, a Agência de Inovação Inova Unicamp – órgão responsável por gerenciar a propriedade intelectual das tecnologias desenvolvidas dentro da universidade e os contratos de transferência de tecnologia e parceria entre a Unicamp e as empresas, além de administrar o Parque Científico e Tecnológico e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) – esteve presente na Unicamp de Portas Abertas (UPA) 2014, evento anual em que a Universidade recebe alunos de diversas partes do país com a finalidade de conhecer os cursos e as possibilidades oferecidas por ela.

Durante o evento, a Inova contou com um estande para tirar dúvidas e abordar as questões relacionadas ao empreendedorismo e à inovação tecnológica na Unicamp, além de mostrar as iniciativas que a Agência têm para os alunos e apresentar aos visitantes uma ação com a empresa filha Mobwise, desenvolvedora do aplicativo de caronas Ponga. A presença da Inova no evento e a ação realizada agradou ao público que visitou o UPA. “O estande da Inova está muito interessante e dinâmico. As questões apresentadas aqui são muito importantes porque tratam do mercado de trabalho e do empreendedorismo”, afirma Bruna Laís do Santos, que pretende ingressar na Unicamp como aluna de Engenharia Química.

No período da tarde, a Inova também ficou responsável pela palestra sobre empreendedorismo, na qual destacou as funções que representa e apresentou a experiência empreendedora dos membros da empresa Hectare Agro, atualmente incubada na Incamp. “Todo mundo pensa que o empreendedorismo é algo inalcançável, um bicho de sete cabeças, mas, diferente do que se pensa, aqui na Unicamp, a gente acaba interagindo num ambiente onde as oportunidades surgem naturalmente”, aponta Renato Rodrigues, membro da equipe Inova e funcionário da Incamp. Durante palestra, Rodrigues destacou ainda a importância da Unicamp dentro do ecossistema empreendedor, ao falar sobre as empresas filhas. “Nós temos mais de 250 empresas que foram originadas na Unicamp”, revela.

Felipe Antoniazi, engenheiro agrícola e membro da Hectare Agro, empresa que passa pelo processo de incubação na Incamp e oferece soluções voltadas para irrigação em plantações, contou ao público que a ideia para criação desta startup se deu durante a Iniciação Científica – ou seja, ainda na graduação. “A Hectare surgiu de uma ideia de um amigo, que, durante a Iniciação Científica dele, percebeu que não existia um controle mais preciso da irrigação. Ele comentou sobre essa demanda comigo e nós pensamos em como poderíamos resolver isso”, conta.

Já Bruno Pires, estudante de engenharia elétrica e também membro da Hectare, falou que a criação da empresa é uma realização profissional e pessoal. “Quando o Felipe, meu amigo de infância, me convidou eu achei a ideia ótima. A realização plena profissional você só consegue quando você trabalha pra você mesmo. Cada gota de suor gera um resultado para você. O empreendedorismo sempre foi uma coisa que eu quis e achava interessante”, comenta Pires.

A Inova também sorteou brindes para o público presente na palestra, além de possibilitar a apresentação do Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, que falou sobre as outras iniciativas em empreendedorismo da universidade.