Workshop de Culturas da Inovação explora relações entre Brasil e França

Texto: Marina Mania

Foto: Isaias Teixeira da Silva

Aconteceu na última sexta-feira, dia 29 de Agosto, o workshop Culturas da Inovação: da Formação até o Empreendedorismo. Realizado em parceria entre a Agência de Inovação Inova Unicamp, o Techno Park Campinas e o Consulado Geral da França em São Paulo, o evento teve a abertura do diretor-executivo da Inova, Prof. Milton Mori, contou com a presença de palestrantes vindos do Brasil e da França e tratou das relações entre os dois países no âmbito da inovação.

O Presidente do Instituto Europeu das estratégias criativas e da inovação, Professor Marc Giget, apresentou em sua palestra o “Les Doctoriales”, programa de incentivo à inovação, através da formação de jovens PhD, promovido pelo Instituto, e expôs os elementos comuns à compreensão da cultura da inovação para as empresas líderes mundiais em inovação, que são associadas ao Clube de Paris de Diretores de Inovação. Exaltando os elementos promissores à instensificação da cultura de inovação brasileira, Giget apontou a diversidade cultural e a estética característica do país como pontos que a tornam atraente para o mercado internacional. Ele nota, ainda, que, para que uma cultura de inovação se estabeleça, é essencial que se baseie o desenvolvimento nas necessidades reais da sociedade.

José Luiz Guazzelli, Diretor do Techno Park Campinas, chamou ao palco a Diretora de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Mariana Savedra Piftzner, e o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, com a finalidade de gerar uma discussão a respeito do Techno Park e do ecossistema empresarial na região de Campinas e das propostas de incentivo à inovação para o futuro.

O workshop contou ainda com palestras do Adido de Cooperação para Ciência e Tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo, Dr. Gérard Chuzel, da pesquisadora do Instituto Europeu das Estratégias Criativas e da Inovação, Chantal Vérité, do professor da Ecole de management de la Sorbonne–Paris 1 e cátedra Levi Strauss da USP, Professor Florent Pratlong, e do supervisor de produção da Oxitec do Brasil, Guilherme Trivellato.

Veja aqui as apresentações dos palestrantes:

Prof. Milton Mori

Dr. Gérard Chuzel