Empreendedores universitários da Unicamp estarão presentes no Spin 2014

Texto: Carolina Octaviano

GuardPet, modelo de negócio adotado por uma equipe de empreendedores da Unicamp, vai ser apresentado durante o Spin 2014 – evento de empreendedorismo universitário que reúne empreendedores, investidores, pesquisadores e demais profissinais do ramo e será realizado pela rede de empreendedorismo ibero-americana RedEmpreendia, que acontece nos días 29 e 30 de outubro, na cidade do México.

O grupo, que também foi terceiro colocado no Desafio Unicamp, é formado pelos alunos Marco Antonio Benevides, Geraldo Ferraresi, Matheus Antônio Scussel, e Rodrigo Rosa da Silva. Eles adotaram um modelo de negócio a partir de tecnologia de Identificação por Radiofrequência, desenvolvida no Instituto de Computação da Unicamp, para ajudar na localização de animais perdidos, através da utilização de etiquetas NFC (Near Field Comunication) acopladas na coleira do animal. ““Foram selecionadas apenas 3 startups em todo o Brasil. É uma responsabilidade enorme para a nossa equipe representar a Unicamp, as entidades que participamos e o nosso país. Queremos trazer esse título para a Unicamp. A vitória no Spin terá um impacto positivo diretamente em todo o ecossistema empreendedor de Campinas”, afirma Linhares. Para mais informações sobre a equipe e o modelo de negocios adotado, clique aqui.

Os três projetos se inserem na categoria Model2Martket, que leva para a Cidade do México os empreendedores finalistas, que participam do programa 3Days2Spin, centrado em questões como: estratégias, modelos e metodologias de comercialização, desenvolvimento de empresas e planos de negócio, validação de mercado e licenciamento. Os workshops serão ministrados por profissionais do IC2 Institute da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. As atividades vão combinar conferências e exercícios práticos, de maneira a capacitar os participantes para enfrentar os desafios do empreendedorismo.

Além do GuardPet, o Brasil é representado ainda por outros dois projetos, que são eles: Mobilidade em Campo – GSE e LIS online, da Universidade de São Paulo (USP), e Aulalivre.net, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sobre o Spin2014

A rede universitária RedEmprendia, em parceria com a Universidad Nacional Autónoma de México, o Tecnológico de Monterrey, o Instituto Politécnico Nacional, a Universia, e o Banco Santander, organizam o Spin2014 sob o lema “Empreender é unir”. O evento quer tornar a cidade do México um espaço focado no empreendedorismo aberto, que contará com a participação de mais de um milhar de pessoas ligadas ao mundo do investimento e a empresa, a administração, o empreendedorismo e a universidade.

O programa inclui palestras, debates, concursos, formação, networking e outras atividades onde os grandes protagonistas vão ser as ideias, projetos e empresas nascidas nas universidades ibero-americanas. O evento vai colocar o foco especialmente na mulher empreendedora e será ela a protagonizar uma linha de ação estratégica, sob o título M3: Mulheres que Movem o Mundo, com o objetivo de potenciar o talento feminino e a sua contribuição para a criação de riqueza e a melhoria da qualidade de vida.