Grupo PATGEN dá apoio a pesquisadores em Patrimônio Genético

Texto: Carolina Octaviano

Criado pela reitoria da Unicamp, o PATGEN é um grupo que visa orientar professores e profissionais acerca da Medida Provisória nº 2.186/2001 e suas regulamentações, que se referem ao patrimônio genético. A iniciativa busca assegurar que as atividades de pesquisa científica, bioprospecção, desenvolvimento tecnológico e atividades didáticas, que envolvem o Patrimônio Genético da universidade, estejam de acordo com a legislação.

Cotando com o apoio de diversos profissionais da Unicamp – entre eles, a diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Inova Unicamp, Patrícia Leal Gestic, e a Professora Glyn Mara Figueira, do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas  e Agrícolas (CPQBA) e que é a coordenadora da equipe -, a iniciativa tem o intuito de assegurar que as pesquisas se encontrem enquadradas na referida legislação.

Além da divulgação, junto à comunidade científica da Unicamp, da legislação vigente e treinamento para atendimento as normas legais, o PATGEN também objetiva a criação de uma rede de coleções biológicas institucional que possam ser fiéis depositárias, com a finalidade de favorecer a comunicação entre os grupos e a divulgação dos trabalhos científicos.

“Nós queremos ser o ponto de ligação entre a academia e as empresas que buscam adquirir patrimônio genético. Nossa missão é garantir que a universidade seja a parte proativa do desenvolvimento tecnológico”, afirma Patrícia, sobre o papel da Agência. A diretora de Propriedade Intelectual da Inova frisa ainda a importância dos processos passarem pela aprovação da Agência e também do grupo. “Muitos pesquisadores não sabem como transferir material biológico, mas existe um meio legal para isso. Esse tipo de transferência não deve acontecer por meio de prestação de serviço, por exemplo. Nós e o Patgen podemos dar todo o suporte aos pesquisadores”, comenta.

Para mais informações sobre o PATGEN, clique aqui