BASF realiza palestra na Unicamp para seleção de candidatos para intercâmbio

Nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro, ocorreu a palestra “BASF Internacional Summer Course”, evento organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com a empresa BASF S.A. e a Pró-reitoria de pós-graduação (PRPG).   O evento contou com a presença de alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Química e Engenharia Química da Unicamp e teve como objetivo a pré-seleção de candidatos e o esclarecimento de dúvidas acerca do BASF Internacional Summer Course, programa de intercâmbio que levará um participante brasileiro para um curso de imersão na sede da BASF, em Ludwigshafen, na Alemanha.

“Inovação é um risco”, revelou Rony Sato, gerente de inovação corporativa da BASF, na abertura do evento. Sato fez uma breve apresentação sobre a empresa e suas principais ações de inovação e investimentos em P&D, que garantiram à corporação estar entre as empresas mais inovadoras do Brasil de 2010 a 2013. Esse Prêmio é concedido pela revista Época Negócios e ATKearney (BestInnovator Award).  Ele abordou ainda a importância do investimento em inovação e como isso faz parte do compromisso da BASF, uma vez que acredita que a Química tem um papel fundamental no desenvolvimento de soluções  para enfrentar os desafios globais e garantir o desenvolvimento sustentável. Em seguida, Rafael Tochetti, também do departamento de inovação da BASF na América do Sul, convidou os participantes a conhecerem algumas áreas de atuação, expondo o grande portfólio de produtos da BASF e as possibilidades de atuação no mercado.

Por fim, Nina Traut, gerente de inovação em químicos e produtos de performances, expos aos interessados no “BASF Internacional Summer Course” as condições de inscrição para o intercâmbio, além de compartilhar detalhes sobre o curso, iniciativa que existe há mais de 60 anos e é responsável por levar cerca de 80 estudantes e pesquisadores de todo o mundo para a Ludwigshafen, na Alemanha, maior complexo químico integrado do mundo.

No Summer Course, os participantes têm possibilidade de participar de um programa intensivo de imersão na cultura da BASF, por meio de aulas, agendas de discussões, estudos de cases, visitas monitoradas aos laboratórios e plantas de produção, além da oportunidade de ampliar sua rede de relacionamento global. “Os participantes entram em contato com núcleos de pesquisa e com os líderes globais da BASF”, comenta Sato. O curso terá duração de uma semana, em duas datas distintas, em Agosto deste ano. Poderão participar do curso alunos de doutorado, pós-doutorado ou ainda estudantes do último semestre do mestrado. O candidato deve ter inglês fluente e não possuir vínculo empregatício ou colaboração com outra empresa.

Mais sobre a BASF

Atualmente, a BASF possui mais de 112 mil colaboradores ao redor do mundo e um portfólio de mais de 8000 produtos distribuídos em mercados B2B e B2C nas áreas de negócios de Químicos, Produtos de performances, Materiais funcionais & Soluções, Óleo & gás, e Soluções em agricultura. Este ano a BASF completa 150 anos e estabeleceu uma plataforma de co-criação e convida à todos para participar: www.creator-space.basf.com