Inova Unicamp vai participar da Campus Party Brasil 2015

Texto: Carolina Octaviano

Imagem: divulgação

Por meio do Programa Universidade, a Agência de Inovação Inova Unicamp vai estar presente e representar a Unicamp na Campus Party Brasil 2015. Os principais objetivos da parceria são ampliar a presença de alunos da Unicamp na Campus Party – a partir de uma política especial de ingressos e exposições de projetos na área Campus Future –, além de melhorar a experiência dos alunos selecionados. Foram selecionados sete trabalhos desenvolvidos por professores, pesquisadores e alunos da Unicamp e que participarão da exposição, na área reservada para o Programa. Esta é a primeira vez que a Unicamp firma parceria com a organização do evento.

No dia 4 de fevereiro, serão expostos os trabalhos “Fura Fila” – aplicativo para o gerenciamento do sistema de senhas, incluindo estimativa de tempo para a entrega do pedido em uma rede fast-food e permitindo ao cliente se apresentar na praça de alimentação apenas quando seu pedido for concluído sem a necessidade de fila -, no setor de inovação, e “Animação 2D” – sistema de animação facial desenvolvido para o português e que consiste em digitar textos quaisquer e mostrar a síntese da animação -, em engenharia.

Já no dia 5, o público poderá conhecer os trabalhos “Controle de Movimento” – um detector de movimento de massa e erosão que verificará os dados de umidade e prumo, alertando quando o risco de desabamento for eminente – e “Alinhamento automático”- que consiste na utilização de dispositivos móveis para facilitar o uso da criptografia visual em protocolos de autenticação -, ambos em Exatas e Terra.

No dia 6, participará da feira o “Guard Pet” – plataforma para rastreamento de animais perdidos por meio de GPS e iBeacon -, na área de inovação. No dia 7, último dia de exposição, estarão presentes na feira os projetos no ramo de inovação “Flashbox” ­- dispositivo que permite a transferência e navegação de arquivos de um pen drive sem a necessidade de conecta-lo ao computadore ou a outros dispositivos – e “Máquina automatizada de bebidas”, que realiza a venda dos produtos através de uma pulseira RFID individual.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui (http://beta.campus-party.org/ediciones/brasil/)

Sobre a Campus Future

Espaço com projetos acadêmicos de todo o país que estão sendo desenvolvidos nos centros de pesquisa e salas de aula por alunos de graduação e mestrado. A mostra de projetos funcionará de maneira interativa, com espaço para que os visitantes possam experimentar os protótipis e se divertirem com as “engenhocas” que vão de games a um Museu Afrodigital que utiliza realidade virtual em seu desenvolvimento.

A Campus Future é uma novidade na Campus Party Brasil. Exclusiva para apresentação de projetos de estudantes universitários, tem como proposta fazer com que as pesquisas em andamento de alunos de graduação (ou mestrado) ganhem visibilidade, sejam acessadas e compreendidas por um amplo público interessado em ciência e tecnologia que circula na área aberta da Campus Party. A proposta é que além de apresentarem seus projetos, os alunos possam aproveitar, no horário em que se revezam, o vasto conteúdo oferecido pelo evento.

A Campus Party 2015

Temática especial, novos palcos e muitas atrações que prometem fazer você entrar de cabeça nesse universo da inovação, ciência, criatividade, entretenimento digital e empreendedorismo. E quando falamos universo é quase o sentido literal da palavra, pois a #CPBR8 vai celebrar o 150º aniversário do livro Da Terra à Lua, de Julio Verne.

2015 também será o ano de mostrar que empreendorismo digital e a Campus Party tem tudo a ver. Com o programa Startup 360, teremos conteúdos distintos para todos os participantes que queiram começar um negócio ou com empresas em estágios mais avançados. E conteúdo bom é o que não vai faltar :). Serão 600 horas de atividades entre palestras, oficinas, workshops e atividades especiais para os campuseiros, além da área Open Campus, que trará diversas atrações gratuitas para o público.