Chamada de projetos para bolsa PIBITI abre no dia 25

Texto: Carolina Octaviano

Interessados em obter bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) poderão se inscrever para realizar um projeto, a partir da lista dos projetos disponíveis, a partir do próximo dia 25 de fevereiro. As inscrições podem ser efetuadas até dia 13 de março e, para isso, o candidato deve encaminhar o currículo e o histórico da graduação para o contato do projeto no qual deseja se inscrever. Podem pleitear a bolsa alunos regularmente matriculados em qualquer semestre do curso de graduação, que tenham boa redação e compreensão de texto, conhecimento avançado da língua inglesa, com facilidade de comunicação e para trabalhar em equipe. A carga horária é de 15 a 20 horas semanais, em regime presencial.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Em 2015, a Inova selecionará bolsistas para submeter projetos a serem desenvolvidos dentro da Agência de Inovação Inova Unicamp ou junto às empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Além disso, os selecionados poderão atuar nas seguintes áreas da Inova: Propriedade Intelectual, Empreendedorismo, Parcerias e Transferência de Tecnologia e Incamp.

Os projeto de inovação tecnológica são multidisciplinares e têm por resultado inovações tecnológicas de produtos ou processos, com uma clara ação de introdução no mercado. Elas podem ser apresentados nas seguintes categorias: Prova de conceito, continuidade do desenvolvimento da tecnologia ou protótipo de uma patente existente para se tornar mais atrativa para licenciamento; Prospecção de mercado e de empresas interessadas no desenvolvimento da tecnologia patenteada; Projetos de prospecção do potencial de inovação dos resultados de pesquisa de um grupo de pesquisa, que pode ser ou não do orientador; Projetos de inovação colaborativa com empresas, com convênio já existente; Projetos com desenvolvimento de modelo de negócios sobre uma tecnologia; e Projetos de gestão da inovação de empresas start-up.

Confira o cronograma abaixo:

25 de fevereiro a 13 de março:

– Escolha o projeto (obrigatório – veja a lista de projetos disponíveis)

– Enviar currículo e histórico da graduação

– O email para contato está listado na Lista de Projetos Disponíveis

16 a 20 de março:

– Escolha dos bolsistas pela Inova

23 de março a 20 de abril:

– Redação e submissão da proposta de projeto

Agosto de 2015:

– Início dos projetos