Equipes finalistas do Desafio Unicamp serão conhecidas no próximo dia 15

Texto: Carolina Octaviano

Os nomes das seis equipes que estarão na final do Desafio Unicamp 2015 de Inovação Tecnológica, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp, vão ser divulgados no próximo dia 15. Estas equipes estão sendo avaliadas pela comissão organizadora da iniciativa, a partir dos modelos de negócios (Canvas), com base nos seguintes tópicos: a tecnologia escolhida, o segmento de clientes, a proposta de valor, os canais, o relacionamento com o cliente, o fluxo de receitas, as atividades chave, os recursos chave, os parceiros chave, a estrutura de custos e a análise da concorrência. O Business Model Canvas consiste em 9 passos, que devem ser preenchidos em forma de um painel pelos empreendedores, sendo completados a partir do lado direito para o esquerdo. Como capacitação para a grande final, marcada para o dia 3 de julho no Centro de Convenções da Unicamp, as equipes vão passar também por um treinamento de Pitch – breve apresentação sobre os modelos de negócios adotados, com a finalidade de atrair a atenção de investidores, nos dias 19 e 26 de junho.

Números desta edição

No total, são 70 equipes e 296 participantes no Desafio Unicamp 2015 – dos quais 142 são alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com destaque para a participação de 77 alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na edição de 2014, participaram do Desafio Unicamp 28 equipes e 121 participantes. Já o Desafio Unicamp 2013 teve 46 equipes e 196 participantes, enquanto o Desafio Unicamp 2012 contou com a participação de 195 pessoas, em 50 equipes. Participaram da primeira edição do Desafio Unicamp, que aconteceu em 2011, 147 pessoas, distribuídas em 37 equipes.

Sobre o Desafio Unicamp 2015

Ao longo de quatro meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.