Ex-aluno da Unicamp é listado como personalidade de destaque da Forbes Under 30

Mateus Souza, que cofundou a Liga Empreendedora da Unicamp e a empresa Orbia, compõe a lista com 90 jovens brasileiros de destaque da Forbes

Por Thais Oliveira

Com 28 anos, Mateus Souza, formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi selecionado como personalidade de destaque da lista “Forbes Under 30” de 2020.

A avaliação anual é realizada pela revista Forbes Brasil e seleciona 90 jovens com menos de 30 anos que se destacaram em uma das 15 categorias analisadas, que vão de Artes & Espetáculo/Entretenimento até Finanças. O ex-aluno da Unicamp compõe os destaques no setor de Varejo e E-commerce com sua atuação na cofundação e direção de marketplace da empresa Orbia, que compõe uma Joint Venture da multinacional alemã Bayer, especializada em comércio eletrônico para a área agro.

O primeiro contato do ex-aluno com empreendedorismo foi em 2012, quando participou do Workshop do Desafio Unicamp, uma das atividades de capacitação da competição gratuita de modelagem de negócios organizada pela Agência de Inovação da Unicamp. Segundo ele, por meio dos conhecimentos compartilhados no evento que começou a se interessar por empreendedorismo, conforme relatou ao descrever seus projetos: “Concordo quando dizem que a Unicamp é a Stanford brasileira, com uma formação interdisciplinar e suporte para os alunos se envolverem com vários projetos durante a graduação, inclusive empreender”.

Na graduação, ele chegou a criar uma plataforma de caronas com os colegas da faculdade. Apesar dessa ideia não ter evoluído para um negócio, ele desenvolveu uma outra ideia de organização estudantil que se mantém ativa até hoje, a Liga Empreendedora, que se propõe a apoiar os alunos da Unicamp que querem empreender. Durante o tempo que trabalhou junto à Liga, Mateus auxiliou no desenvolvimento de 13 startups, mas ainda via a carreira como um empreendedor distante.

“Com as atividades universitárias, eu me sentia cada vez mais motivado na temática do empreendedorismo. Porém, quando eu estava na Liga, eu olhava esses rankings de empreendedores e achava a realidade deles muito distante da minha, de uma origem humilde e que me mantinha na graduação com uma bolsa da Fundação Estudar. Mas com o reconhecimento da Forbes, fico com a sensação de que o trabalho duro feito nesses anos está no caminho certo. Além de ser uma grande oportunidade para abrir novas portas para o nosso negócio”, lembra Mateus.

Do conhecimento do agro à criação da startup

Mateus explica que adquiriu o conhecimento sobre o meio agro em um intercâmbio nos Estados Unidos, realizado durante a graduação por meio do programa Ciência Sem Fronteiras. Estudou na Universidade de Missouri e trabalhou no estado de Iowa com atuação na área de drones agrícolas.

Quando voltou para o Brasil, Mateus conta que possuía o desejo de empreender na área agro, mas ao abordar investidores recebeu o feedback de que não possuía um modelo de negócios completo, somente a ideia de um produto. Dessa forma, antes de empreender, resolveu entrar no mercado de trabalho para desenvolver suas habilidades de negócio.

Concomitantemente, relata que se envolveu nas atividades de empreendedorismo da Fundação Estudar, uma organização que custeia bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação e a qual ele também foi bolsista. Foi nessas atividades que conheceu os seus sócios da startup Orbia.

A Orbia é uma empresa em que os agricultores podem comprar fertilizantes e insumos agrícolas, além de participar de um programa de pontos para serem trocados por outros serviços, como rastreamento de solo. Os próximos passos da startup é iniciar um sistema de comercialização de soja e outras commodities que poderão ser utilizadas por produtores.