Campinas é top 3 no Prêmio Nacional de Inovação

Foto mostra vários troféus em acrílico transparente com desenhos circulares em vermelho e amarelo e escrito Prêmio Nacional de Inovação 2021-2022. Fim da transcrição.
Pioneirismo em inovação da Universidade Estadual de Campinas é um dos elementos que alavanca o protagonismo da região

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Divulgação – PNI

A inovação é algo que faz parte da essência da Unicamp”, afirmou o reitor da Universidade Estadual de Campinas, professor Antonio José Meirelles, ao comentar sobre o destaque do Ecossistema de Inovação de  Campinas como top 3 no Brasil no Prêmio Nacional de Inovação (PNI), uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI) e é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A fala foi registrada durante evento para assinatura da parceria entre a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial que criou uma rede de apoio mútuo entre as instituições.

A escolha do Ecossistema de Inovação de Campinas como um dos três melhores ecossistemas do país em práticas de estímulo à inovação e ao empreendedorismo inclui os resultados e a união de mais de 40 atores, apresentados pelo professor Newton Frateschi, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em Campinas em evento na Unicamp.

“Num ecossistema como o de Campinas, que abriga todos os atores de um ecossistema de inovação e inclui mais de 20 Instituições de Ciência e Tecnologia com destaque não só nacional, mas internacional, a integração entre os atores é especialmente importante. Neste contexto, o sucesso de um dos atores do ecossistema reverbera em todos e especialmente no ecossistema como um todo”, avalia Frateschi.

Para a diretora-executiva da Inova Unicamp, professora Ana Frattini, esse é um momento importante de reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido por esses atores que incluem universidades, aceleradoras, centros de inovação, Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), investidores, espaços de coworking, governo municipal e outras entidades de governança. A Inova Unicamp foi destacada na proposta do PNI como centro de inovação regional, devido à integração que promove entre a Universidade e o setor empresarial e o volume de resultados de negócios com foco em inovação.

“Esse prêmio vem coroar um trabalho pioneiro desenvolvido pela Agência de Inovação Inova Unicamp em conjunto com seus parceiros e todos os atores do Ecossistema de Inovação de Campinas. Estamos envolvidos e empenhados em fomentar atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, que promovam um desenvolvimento socioeconômico sustentável ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão”, disse Ana Frattini.

A Inova Unicamp e o ambiente de inovação da Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp, responsável pela transferência da tecnologia gerada na Universidade, pelos projetos de pesquisa em colaboração com o setor empresarial, pela promoção da cultura empreendedora, pelo contato com as empresas-filhas da Unicamp e pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

A gestão do Parque inclui o contato com mais de 40 empresas hospedadas em uma área de 100 mil metros quadrados urbanizados, dentro do campus de Campinas, e também com parceiros destas empresas e outras ICTs. A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) já graduou 55 empresas nos últimos 20 anos e mantém contato com agentes que estimulam a formação de empresas baseadas em ciência e tecnologia.

Por meio da Inova, também é feito o contato e interação com as empresas-filhas da Unicamp, fundadas por alunos, ex-alunos, docentes e funcionários da Universidade. O último relatório divulgado pela Inova apresenta 1131 empresas registradas, sendo 1019 empresas-filhas ativas, gerando 38 mil empregos diretos e R$16 bi de faturamento. Os dados mostram ainda que 43,9% destas empresas possuem sede na cidade de Campinas.

A Inova ainda atua ativamente e de maneira integrada com os outros agentes do ecossistema, junto à Fundação Fórum Campinas (entidade que reúne as ICTs da região) e ao grupo Unicamp Ventures, formado pelos fundadores das empresas-filhas da Unicamp. Junto ao poder público, atua no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) na discussão e estratégia de promoção da pesquisa e inovação em Campinas.

“A inovação é algo que já faz parte da nossa história, mas que agora está sendo contemplada no prêmio. Quando Campinas entra para o Top 3 de ecossistemas inovadores, temos a prova de que os esforços da Unicamp estão dando resultado. Esperamos num futuro breve conquistarmos a marca da cidade mais empreendedora do Brasil com base em inovação científica e tecnológica”, completa o reitor.

A Unicamp já possui o título de universidade mais empreendedora, divulgado no ranking geral de 2021 das universidades do país, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e elaborado pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ).

O que é um Ecossistema de Inovação?

Um Ecossistema de Inovação (EI) é um ambiente composto por diferentes atores que promove articulação, interação e cooperação entre eles, estimulando iniciativas e redes de relacionamento que fomentam ações visando o benefício mútuo e tendo a inovação como elo e foco principal.

Na categoria Ecossistema de Inovação em estágio consolidado, o regulamento do 7ª Prêmio Nacional de Inovação destacou o perfil estruturado, organizado e sistematizado, com histórico de atividades, apoio de políticas públicas de incentivo à inovação e resultados reconhecidos pela comunidade local, regional, nacional e até internacional.

O Prêmio Nacional de Inovação e seus objetivos

O Prêmio Nacional de Inovação (PNI) é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI) e é realizado pelo Sebrae e pela CNI, com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT). Os outros dois finalistas foram o Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná (Iguassu Valley), vencedor na categoria, e o Ecossistema de Inovação de Curitiba (Vale do Pinhão).

Entre os objetivos estão o incentivo e reconhecimento dos esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações e nos Ecossistemas de Inovação que atuam no Brasil e o estabelecimento de uma base de conhecimento a respeito dos Ecossistemas de Inovação e de diferentes níveis de inovação e gestão da inovação dos diversos setores e perfis das organizações.

Para participar, o Ecossistema de Campinas passou por um processo de autodiagnóstico e entre os prêmios vai receber um relatório de avaliação personalizado, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias.