Ciência SP | Tecnologia protegida da Unicamp expande as fronteiras da nanociência

Reprodução do vídeo onde aparece um jovem pesquisador de óculos e máscara branca olhando para um equipamento tubular metálico com visor de vidro. No centro da imagem está escrito "Expandindo as fronteiras da nanociência". FIm da descrição.
Uma tecnologia protegida e licenciada da Unicamp para área de microscopia foi tema de episódio do Programa Ciência SP e do podcast Pesquisa Brasil, produzidos pela Fapesp.

Um equipamento inovador na área de microscopia desenvolvido na Unicamp conquistou destaque internacional por permitir explorar novas fronteiras da nanociência. Trata-se de um acessório para ser acoplado a um microscópio de varredura de tunelamento que tem como diferencial sua capacidade otimizada de captação de luz.

O equipamento permite compreender de forma mais ágil materiais nanoestruturados, semicondutores, nanoestruturas metálicas e pontos quânticos, entre outras possibilidades.

Com clara aplicação industrial, a tecnologia foi protegida e licenciada com apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Já a empresa norte-americana RHK Technology promoveu o lançamento internacional do produto em março de 2022.

Atualmente, o equipamento usado pelo grupo serve para estudar materiais com potencial de se tornar elementos-chave nas próximas gerações de LEDs e de células fotovoltaicas. A pesquisa que levou ao desenvolvimento da tecnologia recebeu financiamento da FAPESP.

Ouça a entrevista no podcast Pesquisa Brasil aqui.
Leia mais sobre a tecnologia aqui.
Assista ao vídeo: