Equipes do Desafio Unicamp finalizam pré-aceleração com Baita Aceleradora

Os times foram vencedores das três categorias da competição de empreendedorismo e participaram do DemoDay com a Baita Aceleradora.

Texto: Caroline Roxo 

Três dos seis finalistas do Desafio Unicamp 2022, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp para estimular o desenvolvimento de modelos de negócios a partir de tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) finalizaram o processo de pré-aceleração junto à  Baita Aceleradora, parceira e patrocinadora da 12ª edição da competição. Os resultados foram apresentados durante um Demoday realizado na última sexta-feira, 30. As três equipes que estão dando seguimento em seus negócios são a PBF Nutrientes, vencedora do melhor modelo de negócios, B-nano, vencedora da categoria Impacto Socioambiental, patrocinada pela Fundação Educar e NanoSilver, vencedores da categoria Voto Popular. 

O time PBF Nutrientes abriu a apresentação dos pitches no evento. A equipe, que também venceu o Prêmio DAAD de Empreendedorismo e ficou em terceiro lugar na Falling Walls, modelou um negócio baseado em uma tecnologia da Unicamp para o desenvolvimento de um bioestimulante natural com potencial para aumentar a produção em campos que sofrem de alterações climáticas. O produto é chamado de Fênix-C e sua fabricação é a partir de resíduos agrícolas para atuação na economia circular.

A segunda equipe finalistas da competição que apresentou o seu modelo de negócios para os participantes online foi a NanoSilver. O time é composto por quatro alunas da Unicamp e modelou um negócio para o mercado de saúde e bem-estar, com um produto concorrente ao álcool gel, para assepsia das mãos e ambientes, com o diferencial de ser à base de água e, portanto, não ser tóxico. O foco inicial da equipe é o mercado de escolas infantis. 

Para fechar a rodada de pitches, a B-nano apresentou seu modelo de negócios baseado no produto Deméter plus, feito a partir de nanotecnologia para conter pragas e proteger a plantação da degradação prematura. Uma das vantagens do produto é a sua composição com matéria-prima da biodiversidade e o alinhamento com propostas ASG (Governança ambiental, social e corporativa). 

“Quero agradecer o pessoal da Baita pelo nível de mentorias sênior que oferecem para nós. O Desafio Unicamp foi essencial para que possamos dar início ao nosso modelo de negócios e a Baita pode nos ajudar a seguir com o caminho do empreendedorismo”, comenta Jhones Luiz de Oliveira, membro do time B-nano que apresentou o pitch durante o evento. 

No ano de 2022, a competição alcançou pela primeira vez as cinco regiões do país, com participantes do Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Os times também representam essa diversidade, com equipes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). 

QUEM SÃO AS EQUIPES?

PBF Nutrientes: Vencedora da Categoria Melhor Modelo de Negócios do Desafio Unicamp, vencedores do prêmio DAAD de empreendedorismo e terceiro lugar na competição Falling Walls 

O time PBF Nutrientes é formado por três integrantes, sendo Camila Didio Rodrigues Chaves, geóloga e mestranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Camila Fernanda Waltero Orjuela, doutora pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Marcelo Domingos, mestre pela Universidade Estadual de São Paulo (USP) e doutor pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) . 

Mentor acadêmico no Desafio Unicamp 2022: Gabriel Perli

B-nano: vencedores da categoria Impacto Socioambiental no Desafio Unicamp 2022, patrocinada pela Fundação Educar, parceira ativa da competição deste ano

Anderson do Espírito Santo Pereira, Estefânia Vangelie Ramos Campos, Jhones Luiz de Oliveira e Leonardo Fernandes Fraceto são doutores pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e junto com o aluno de mestrado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rodrigo Felipe Cano, formam o time B-nano. 

Mentor acadêmico no Desafio Unicamp 2022: Leonardo Fernandes Fraceto, também membro da equipe.

NanoSilver: equipe vencedora da categoria Voto Popular no Desafio Unicamp 2022, escolhida pelo público como melhor pitch apresentado 

A NanoSilver é composta por quatro estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Érica Mendes dos Santos e Kátia de Pádua Silva são alunas do doutorado. Já Julia Cedran Coco e Luiza Aparecida Luna Silvério estão no mestrado.

Mentor acadêmico no Desafio Unicamp 2022: Raluca Savu

PRÓXIMA EDIÇÃO DO DESAFIO UNICAMP 

A competição de modelagem de negócios a partir de tecnologias da Unicamp acontece anualmente no primeiro semestre do ano. Qualquer interessado em empreendedorismo que tenha mais de 18 anos pode fazer a inscrição em equipes de 3 a 5 pessoas e concorrer a prêmios em dinheiro e bonificações para a fomentação do negócio. Para receber comunicados sobre a próxima edição do Desafio, recomenda-se que faça a inscrição na newsletter da Agência de Inovação e receba as comunicações sobre notícias e eventos. A assinatura gratuita dos conteúdos é neste link: https://www.inova.unicamp.br/contato/#newsletter