Inova Unicamp lança campanha para proteção da propriedade intelectual

Vídeo e painéis da campanha “Proteja sua Pesquisa, Garanta sua Inovação” espalhados pelo campus de Campinas convidam os pesquisadores a comunicarem os resultados de suas pesquisas, com potencial de inovação, no site da Inova.

Texto: Ana Paula Palazi | Imagem: Pedro Amatuzzi-Inova Unicamp

Com objetivo conscientizar a comunidade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre a importância de proteger a propriedade intelectual gerada nas pesquisa e, assim,  aumentar o número de Comunicações de Invenção, a Agência de Inovação Inova Unicamp lança a campanha “Proteja sua Pesquisa, Garanta sua Inovação”.

A Inova é responsável pela análise e pelo pedido de proteção de tecnologias da Unicamp. A proteção – em forma de patentes, por exemplo –  pode ampliar o impacto das pesquisas no desenvolvimento de soluções baseadas em ciência e tecnologia.

Assim, a campanha destaca a importância de pesquisadores realizarem a comunicação dos resultados de suas pesquisas para a Inova, ainda que parciais, antes de submeterem artigos para a publicação ou levarem os dados para apresentações em congressos. A publicação de resultados de pesquisas antes da proteção da propriedade intelectual pode inviabilizar, posteriormente, o depósito de patentes de tecnologias com alto potencial de inovação, visto que não são mais inéditas.

Acesse a página especial da campanha Proteja sua Pesquisa, Garanta sua Inovação.

O número de Comunicações de Invenção identificado pela Inova que chegam após publicação dos resultados tem aumentando, inviabilizando em muitos casos o processo de proteção, pois a novidade da tecnologia é rompida pela divulgação dos resultados. O ideal é proteger a pesquisa primeiro, para depois proceder com envio de artigos para publicação em revistas especializadas e apresentações em congressos e eventos.

A mensagem central da campanha é de que pesquisadores e pesquisadoras da Unicamp podem contar com o apoio da Inova Unicamp para auxiliar na análise da patenteabilidade das invenções desenvolvidas na Universidade, comunicando os resultados encontrados de suas pesquisas pelo formulário no site da Inova. A expectativa é ampliar a cultura da proteção da propriedade intelectual na Unicamp.

Tem alguma dúvida? Fale com a Inova Unicamp e proteja sua pesquisa

No vídeo de lançamento da campanha “Proteja sua Pesquisa, Garanta sua Inovação”, a Inova Unicamp é apresentada aos pesquisadores. Eles são convidados a tirar suas dúvidas e comunicar suas invenções para que o Núcleo de Inovação da Universidade possa avaliar a patenteabilidade e orientar os inventores sobre o passo a passo da proteção à inovação.

Além do vídeo, a campanha  terá  banners espalhados pelo campus de Campinas da Unicamp e trará duas reportagens que apresentam casos reais de pesquisadoras que tiveram dificuldades e até impedimentos para patentear uma tecnologia por terem divulgado os resultados antes da proteção da propriedade intelectual.

A primeira reportagem aborda um dilema muito frequente na academia: Proteger ou publicar? O texto expõe como as duas atividades podem ser feitas pelos pesquisadores sem prejuízo à patente ou aos indicadores de produtividade da carreira acadêmica. O segundo texto vai apresentar as vantagens da patente na ampliação do impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado, a partir da transferência de conhecimento, o caminho de análise feito com apoio da Inova Unicamp e os riscos de se apoiar no “período de graça” como estratégia de ineditismo da patente.

Acesse o formulário de Comunicação de Invenção (login com senha SiSE)

Acesse a página da campanha Proteja sua Pesquisa, Garanta sua Inovação

Perguntas frequentes sobre a Proteção da Propriedade Intelectual

Assine a Newsletter da Inova e acompanhe a divulgação das notícias da campanha