Tecnologias da Unicamp são apresentadas no Inova Trade Show

A Agência de Inovação Inova Unicamp expôs inventos desenvolvidos nos setores médico, de biotecnologia, engenharia civil e de alimentos, arquitetura e agro

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Kátia Kishi

O conhecimento produzido na universidade pode beneficiar a sociedade das mais variadas formas. Você já parou para pensar na estratégia de construção dos ninhos de pássaros aplicada à engenharia civil? Ou em como melhorar a eficiência da agroindústria, com equipamentos que preservam o solo e ainda previnem pragas? Não apenas isso, com conhecimentos desenvolvidos na universidade será possível reabilitar pacientes em aparelhos de terapia com tecnologia 100% nacional.

Para mostrar um pouco dos inventos com alto potencial de inovação e conhecimentos desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Agência de Inovação Inova Unicamp, que é o Núcleo de Inovação Tecnológico da Universidade, selecionou algumas das mais de mil patentes, que integram uma parte de toda propriedade intelectual desenvolvida na Universidade, para serem apresentadas no 9º Inova Trade Show, realizado no Instituto Agronômico de Campinas pela Fundação Fórum Campinas inovadora (FFCi) nos dias 03 e 04 de Novembro.

Além de mesas interativas com informações sobre os perfis tecnológicos, formas de licenciamento para exploração dos inventos e possibilidades de pesquisa em parceria com a Unicamp, os visitantes podem conversar diretamente com os inventores e tirar dúvidas com a equipe da Inova Unicamp para prospectar ou orientar se as patentes de interesse atendem a demandas específicas de setores distintos. 

Entre os perfis levados à exposição está um dispositivo TMR, um aparelho para terapia muscular respiratória de função dupla e baixo custo, desenvolvido por pesquisadores da Unicamp. O aparelho pode substituir equipamentos importados para a reabilitação de pacientes com doenças que impactam a oxigenação do sangue, como o câncer de pulmão e a covid-19, além de outras doenças crônicas, como asma e enfisema pulmonar. 

A diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini, explica que a exposição foi pensada para apresentar a diversidade de tecnologias com alto potencial de inovação que são desenvolvidas na Universidade. “São oito tecnologias que integram o Portfólio de Patentes e Softwares da Unicamp, gerido pela Agência de Inovação da Unicamp, que podem ser absorvidas pelo mercado. Algumas já foram até licenciadas e estão mais próximas de serem lançadas na forma de produtos por empresas parceiras. É uma grande oportunidade para gerar conexões que movimentam a transferência de conhecimento”.

Durante o evento gratuito que termina nesta sexta-feira (08 de novembro), empresas e o time de gestão do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp também estiveram presentes nos balcões de exposição (Saiba mais aqui).

O 9º Inova Trade Show é realizado pela Fundação Fórum Campinas inovadora (FFCi), que reúne 25 instituições, entre elas a Unicamp. A Inova Unicamp e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp são parceiros do evento. Neste ano, as atividades acontecem no Instituto Agronômico de Campinas de forma 100% presencial (Confira outras informações aqui).

 

Confira as tecnologias apresentadas no 9º Inova Trade Show:

 

Engenharia de alimentos

Corante natural azul de jenipapo

O corante natural azul desenvolvido na Unicamp é extraído do jenipapo a partir de um processo simples, barato, de curta duração e sem o uso de solventes tóxicos, diferente de tudo o que já existe. A tecnologia resulta em uma substância líquida, estável e com alto poder de tingimento, que pode ser aplicada em diversos produtos alimentícios, como iogurte, bebidas lácteas, sorvete, queijos, doces, pães e massas. A invenção integra três etapas de processo em uma única fase a partir de matérias-primas acessíveis e atende a uma demanda do mercado de alimentos pela substituição de corantes sintéticos por pigmentos naturais e funcionais. Leia mais aqui.

 

Processo de produção e aplicação de pigmento azul oriundo de fungo 

A produção desse pigmento azul está associada a processos físicos (tratamento térmico) ou químicos (extração), tendo como aspecto inovador a produção do pigmento azul por fungos filamentosos, em particular por Fusarium oxysporum, com aplicação industrial como corante em produtos alimentícios, cosméticos, farmacêuticos, têxteis e plásticos. Os pigmentos de origem microbiana apresentam melhor compatibilidade com processos industriais, pois são uma fonte virtualmente inextinguível de produtos, não apresentam sazonalidade nem restrições para a produção em elevadas quantidades, e pode ocorrer de forma ininterrupta, controlada, automatizada e com rendimento previsível e otimizado.

 

Engenharia agrícola

Equipamento destruidor de soqueiras para culturas semi-perenes e anuais

O equipamento permite a destruição de raízes remanescentes no solo (soqueiras) e pode contribuir para processos mais eficientes na agroindústria. Adaptável ao trator, beneficia tanto agricultores de culturas semi-perenes como anuais. Age mobilizando apenas a área com raízes, diferente de implementos como o arado de discos, com isso evita a erosão do solo e reduz o número de operações, economizando tempo e energia. Culturas como cana-de-açúcar e algodão, por exemplo, necessitam que suas soqueiras sejam destruídas antes do período de plantio para que as raízes não interfiram no desenvolvimento das touceiras novas, evitando competição por nutrientes e prevenindo de pragas e doenças. Leia mais aqui.

 

Tecnologia médica

Aparelho para terapia muscular respiratória

O aparelho para terapia muscular respiratória (TMR) com tecnologia brasileira, desenvolvido na Unicamp, é reutilizável e reúne duas funções (inspiração e expiração) num só equipamento, resolvendo problemas apresentados por dispositivos disponíveis no mercado. Ele auxilia na realização de exercícios que proporcionam a melhora no quadro de dispneia, que é a sensação de insuficiência respiratória, em pacientes com fraqueza nos músculos usados na respiração. O aparelho é indicado para a reabilitação de pacientes com doenças que impactam a oxigenação do sangue, como o câncer de pulmão e covid-19, além de outras doenças crônicas, como asma e enfisema pulmonar. Leia mais aqui.

 

Biotecnologia

Clareamento dental a partir de extrato de cogumelo shimeji

O clareamento dental é um dos procedimentos clínicos mais utilizados nos consultórios odontológicos. Esta formulação inovadora usa resíduos da produção de cogumelos comestíveis no desenvolvimento de clareadores dentais sustentáveis e amigos da natureza. O diferencial da tecnologia da Unicamp está na forma natural de clareamento, que tem potencial para reduzir reações adversas, como irritação na gengiva, na mucosa oral ou a sensibilidade temporária dos dentes, quando comparada com as tecnologias existentes no mercado. Leia mais aqui.

 

Engenharia civil

Método para melhorar a caminhabilidade em ambientes urbanos

Já parou para pensar quais regras e desenhos tornam as ruas urbanas tão caminháveis em determinadas regiões e perigosas ou até inviáveis aos pedestres em outras? Esta tecnologia desenvolvida na Unicamp se debruça sobre padrões da literatura e utiliza a computação e a matemática para auxiliar os projetistas no mapeamento da qualidade de ruas e calçadas. O método auxilia na criação de projetos de construção de novas vias ou reforma de ruas existentes e fornece informações quantitativas que podem dar suporte a projetos privados ou políticas públicas de mobilidade urbana de forma automatizada. Leia mais aqui.

 

Arquitetura

Geometria de estruturas recíprocas, com aplicação em estruturas arquitetônicas

As estruturas recíprocas (ERs) são um tipo de sistema estrutural com grande capacidade de adaptação. Elas possibilitam gerar grandes vãos com elementos relativamente curtos e seu conceito fundamental pode ser encontrado em ninhos de pássaros ou talheres equilibrados sobre copos. Pensando nisso, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um método de conexão entre elementos de ERs capaz de solucionar a complexidade, mantendo a lógica de suporte mútuo e sem a necessidade de sobreposição de elementos. O sistema prevê métodos de geração, fabricação e montagem variados, aumentando a rigidez estrutural e facilitando acréscimo de estruturas secundárias para sistemas de cobertura ou vedação. Leia mais aqui.

 

Energia

Baterias tipo supercapacitores com alta densidade de energia e recarga imediata

Essas baterias podem ser carregadas em até 60 minutos e carga de 1Ah. Os eletrodos  são desenvolvidos com materiais produzidos na Unicamp, como carvão ativado e LFP. O sistema é flexível (dobra) e não inflamável (não pega fogo!). Estas baterias são especiais, pois tem altíssima potência e densidade de energia elevada. Elas podem ser recarregadas por até 4 mil ciclos e tem totais condições de serem produzidas no Brasil.