Inova Unicamp se une a ambientes de inovação de São Paulo na criação da Rede API

A imagem mostra um grupo de pessoas posando para a foto. Essas pessoas fazem parte da Rede API. São cerca de 50 homens e mulheres posando para a foto. Ao fundo, é possível ver um painel com o logotipo da Rede API. Fim da descrição.

Os ambientes que formam a Rede API concentram 900 empresas, que movimentam R$ 1,8 bilhão por ano

Texto original: Redação API | Adaptação: Leonardo Scramin Florindo | Fotos: Helber AggioPMSA

A Agência de Inovação Inova Unicamp e mais 23 instituições do estado de São Paulo lançaram, nesta terça (29), a Rede de Ambientes Paulistas de Inovação (API). A assembleia inaugural foi realizada no auditório do Complexo Brasiliana, no Campus Butantã da Universidade de São Paulo, na capital paulista.

A Inova Unicamp foi representada por sua diretora-executiva, Profa. Ana Frattini, e pela Coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, Mariana Zanatta Inglez.

“A participação do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp na Rede API é fundamental para o fortalecimento do ecossistema de inovação de São Paulo. A atuação em rede vai permitir que os ambientes trabalhem em conjunto para formular políticas públicas de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação”, explica Zanatta.

A API nasce com o propósito de unir esforços para construção coletiva de base de dados e indicadores capazes de reforçar as estruturas de gestão, direcionar estratégias de fortalecimento e ampliação dessas estruturas de inovação, além de sugerir políticas públicas em âmbito estadual.

Além dos 24 ambientes integrantes da Rede, o evento reuniu representantes das principais instituições do ecossistema nacional: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Finep, Anpei, Anprotec e Fapesp. Universidades e prefeituras paulistas também prestigiaram o lançamento.

Mariana Zanatta Inglez, Coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova Unicamp, mediou uma das mesas do evento

Salto em inovação e impacto econômico

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, destacou que o modelo proposto pela Rede API ajudará não só São Paulo, mas todo o Brasil a dar um salto em inovação. “Essa iniciativa é fantástica, fundamental estarmos conscientes sobre como isso pode ser amplificado para o Brasil. Somos grandes produtores de conhecimento e esse conhecimento precisa chegar até a sociedade”, observou Agopyan.

Os ambientes que formam a Rede API concentram 900 empresas. que faturam R$ 1,8 bilhão por ano e captaram R$ 98,1 milhão em investimento em 2022. E geraram cerca de 15 mil postos de trabalho qualificados.  A API abrange 10 Arranjos Produtivos Locais (APLs): Agricultura e Pecuária familiar,  Software, Aeroespacial, Agronegócios, TICs, Agrotech, Cervejeiro, Metal Mecânico, Energia Renovável e Biotech.

Conheças os ambientes integrantes da Rede API:

• Agência de Inovação Inova Unicamp e Parque Científico e Tecnológico da Unicamp
  • Centro de Inovação da Unesp Bauru
  • Centro de Inovação Conexão f / Fundepag
  • Centro de Inovação da Unesp Itapeva
  • Centro de Inovação do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas
  • Centro de Inovação de Lins – ADETEC – Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins
  • Cietec
  • Centro de Inovação de Presidente Prudente
  • Hub Mandic
  • Hub Mescla – PUC-Campinas
  • Incubadora da Unesp no Vale do Ribeira – Aquário de Ideias