TH Mais | Unicamp bate recorde nos investimentos em pesquisa com aumento de 244%

Foto mostra aumento de 244% com pesquisador negro mexendo em um equipamento metálico que é controlado por uma tela digital. O pesquisador está abaixado olhando para o interior do equipamento. Ao fundo há uma mesa e um quadro e ferramentas coloridas. Fim da descrição.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinou 73 convênios de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com empresas durante o ano de 2022, totalizando investimentos de mais R$ 249 bilhões voltados para pesquisa na universidade. O valor representa 244% a mais do que no ano anterior, sendo a maioria dos projetos de pesquisa destinados ao setor de Energia, Petróleo e Gás.

Além das parcerias entre a Unicamp e o setor empresarial, os indicadores da Inova destacam a multidisciplinaridade dos projetos de pesquisa e desenvolvimento, que envolvem mais de uma unidade, centro ou núcleo de pesquisa da Unicamp.

As parcerias também se estendem a outras Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), como é o caso do Centro de Pesquisa em Engenharia em Redes e Serviços Inteligentes (SMARTNESS), convênio de parceria assinado em 2022.

É um polo inédito na América Latina, para pesquisas que auxiliem na projeção e construção de infraestruturas de computação em nuvem e redes cognitivas orientadas por aprendizado de máquina e inteligência artificial, para o desenvolvimento da próxima geração de serviços de conectividade 5G e 6G.

O Centro teve origem de uma parceria entre a Unicamp, Ericsson e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com investimento de R$ 56 milhões, distribuídos ao longo de dez anos, e prevê a participação de diversos pesquisadores em 17 universidades parceiras.

Para saber mais sobre esses indicadores e outros resultados das atividades desenvolvidas pela Inova Unicamp em 2022, acesse o relatório na Biblioteca da Inova Unicamp.

Matéria publicada originalmente no portal TH Mais