G1 | Unicamp: ’empresas-filhas’ elevam faturamento em 32% e abrem 2,5 mil empregos em um ano, diz Inova

A imagem mostra uma placa da “Agência de Inovação da UNICAMP” no Brasil. A placa é composta pela palavra “Inova” em uma fonte estilizada, com as letras “I” e “n” em verde e as letras “o”, “v” e “a” em azul. A placa está sobre uma base de concreto branco com as palavras “Agência de Inovação da UNICAMP” em letras pretas. O fundo consiste em um prédio com telhado vermelho e paredes brancas.
O documento reúne dados consolidados das empresas-filhas com análises e casos de sucesso de alguns empreendimentos fundados por alunos, ex-alunos, docentes ou funcionários da Unicamp, além de empresas criadas a partir de tecnologias da Universidade, conhecidas como spin-offs acadêmicas, ou incubadas e graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

“O mapeamento de empresas-filhas da Unicamp teve seu início em 2006 e, desde então, a Inova Unicamp acompanha a progressão e o amadurecimento contínuo desse ecossistema empreendedor, representado principalmente pelos indicadores de faturamento e geração de empregos”, comenta a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp.

Mapeamento

O levantamento da Inova mapeou, neste ano, um total de 1.387 empresas-filhas cadastradas, sendo que 1.156 delas estão em atividade e gerando rendimento e empregos, em sua maioria, próximos às cidades onde estão as unidades de ensino da Unicamp (Campinas, Paulínia, Limeira e Piracicaba).

Conforme a Inova, 93,1% das sedes das empresas estão na região Sudeste. Dentro desse percentual, 95% das empresas têm sua sede localizada no Estado de São Paulo, especialmente nas Regiões Metropolitanas de Campinas (57,6%) e Piracicaba (3,1%). A segunda maior concentração de empresas-filhas fica na Região Metropolitana de São Paulo (23%).