Projeto da Noviga e Kerry com tecnologia da Unicamp é premiado na FiSA Awards 2023

Troféu de acrílico com o nome do prêmio, a colocação (2º lugar) e a categoria (Ingrediente mais inovador). Fim da descrição
O ingrediente com tecnologia patenteada da Unicamp, que permite à indústria reduzir gordura saturada em seus produtos, foi destaque em prêmio de inovação na indústria de alimentos, bebidas e ingredientes

Texto: Divulgação | Foto: Maria Cristina Nucci Mascarenhas

A conexão entre duas empresas focadas na inovação, como a multinacional  de nutrição sustentável Kerry e a Noviga, startup nascida dentro de uma das principais universidades do Brasil, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), só poderia resultar em produtos e tecnologias vencedoras.  O Microcap, tecnologia de microencapsulação que acelera a cristalização da gordura, foi premiado com o 2° lugar no FISA Awards 2023 na categoria “Ingrediente Mais Inovador”.

O produto que leva uma patente da Unicamp (protegida com estratégia da Agência de Inovação Inova Unicamp) proporciona benefícios não só para a produção industrial de alimentos, mas, principalmente, para a saúde do consumidor. Com o uso da tecnologia a indústria de alimentos pode reduzir  gordura saturada das formulações, ganhar em produtividade e redução de custos, além de contribuir para um mundo de nutrição sustentável. 

O Microcap é composto por cristais de gordura microencapsulados, que são liberados uniformemente quando em contato com gordura trans free e baixo saturada, atuando como  sementes de cristalização. Esse componente gera uma importante função estabilizante e estruturante, que possibilita a troca de gordura saturada por insaturadas. A solução atende às  demandas do consumidor e a indústria de alimentos por produtos mais saudáveis e saborosos,  com produtividade e custos adequados.  

Para Maria Cristina Nucci Mascarenhas, CTO da Noviga e doutora em Tecnologia de Óleos e  Gorduras pela Unicamp, a premiação coroa um marco tanto em termos de pesquisa quanto de  mercado. “Essa parceria prova que é possível a conexão beneficiosa e mútua entre indústria e academia. Este prêmio é resultado de muito trabalho e serve de inspiração para continuarmos as pesquisas com foco em inovação”. 

Francisco Ormenese, diretor de P&D da Kerry no Brasil e  Cone Sul, endossa o discurso de Nucci. “Junto a Noviga, estamos levando ao mercado uma tecnologia focada na saúde do consumidor. O objetivo da Kerry é construir um mundo de nutrição sustentável e,  fundamentalmente, isso envolve incentivar, apoiar e aprender com pesquisadores e cientistas,  somando-se ao conhecimento anteriormente já adquirido para a construção de um futuro melhor.  A ciência é a chave para alcançarmos esse futuro e nos brinda resultados como esse”. 

Por sua ação estruturante, estas sementes de cristalização permitem que as fontes e tipos de gorduras usadas na formulação de alguns produtos sejam reavaliadas e podem ajudar nos desafios  relacionados a questões nutricionais. Em adição, é uma solução que melhora os custos de  produção, pois com a troca de gordura saturada por insaturadas e o uso da tecnologia pode-se  reduzir custos de formulação.

Isso ocorre uma vez que a gordura insaturada pode ser mais econômica e saudável, sem comprometer o processo fabril tradicional de alimentos, como recheios de  biscoitos, pastas de avelãs, margarinas e sorvetes, entre outros. As sementes de cristalização  possibilitam também a estabilização correta do produto, mantendo as propriedades sensoriais  frente a oscilações de temperatura e impedindo a separação de fase. 

O produto abre oportunidades para a indústria de alimentos e com o prêmio conquistado, através de uma avaliação de jurados renomados do setor, confirma a inovação e inspira parcerias de sucesso como esta, em busca de produtos mais saudáveis, saborosos e sustentáveis.