Jornal da Band | Repelente contra dengue é desenvolvido no Brasil

Printscreen da reportagem sobre o repelente desenvolvido com tecnologia da Unicamp. Na imagem, o foco é Soraya, CEO da empresa que desenvolve o repelente. O registro traz a fundadora no centro da tela, com faixas contendo o seguinte texto: Jornal da Band. Soraya El Kathib, doutora em biologia molecular. Dengue: novo repelente testado no Brasil. Fim da descrição.

A planta milenar de origem chinesa, a artemísia, vem sendo cada vez mais estudada pelo seu potencial medicinal. E agora virou base para um novo repelente, produzido por uma empresa ligada à Unicamp, em parceira com a Faculdade de Engenharia de Alimentos da universidade.

No laboratório da Universidade é feito o controle de qualidade do repelente, o primeiro feito à base de artemísia no brasil. O extrato da planta é misturado com uma loção hidratante e uma pequena quantidade de icaridina – substância eficiente na proteção contra o mosquito da dengue.

O resultado é um produto cinco vezes menos tóxico do que os repelentes disponíveis no mercado. Por isso, pode ser recomendável para grávidas, crianças e pessoas com a pele mais sensível. A expectativa é que o novo produto possa ser comercializado no segundo semestre de 2024.

Conteúdo originalmente publicado no site da Band.

Leia mais: Repelente de insetos com tecnologia da Unicamp deve atender gestantes e crianças.

Assista a reportagem completa abaixo.