Café Inovação recebe gerente da IBM para falar sobre colaboração com a Unicamp

Parceria possibilitou o desenvolvimento de novas tecnologias em TI

Texto e fotos: Carolina Octaviano

Com foco na colaboração entre a universidade e empresas da área de TI, o último Café Inovação discutiu como as parcerias podem gerar bons frutos, tanto para a empresas, quanto para os profissionais e alunos da Universidade. Klaus Heinrich Kiwi, gerente de engenharia da IBM, levou ao público sua experiência com o Open Power Campus Lab, uma parceria entre universidade-empresa. O evento foi realizado no último dia 6 de junho, no Prédio do Núcleo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, e contou com o apoio do Ciesp Campinas.

“A IBM está muito interessada em participar do ecossistema empreendedor. Queremos desenvolver um mini Silicon Valley aqui com o estabelecimento de mais startups com foco em TI e temos a convicção de que unidos somos mais fortes”, explica Kiwi.  Ele conta que o início da interação entre IBM e universidade se deu com um laboratório dentro do Instituto de Computação (IC), o Linux Technology Center, focado no desenvolvimento de novas tecnologias na plataforma Linux. “Naquela época já entendíamos que havia benefícios no relacionamento com a comunidade acadêmica”, aponta.

Tal parceria possibilitou à empresa frutos como o MiniCloud, uma nuvem pública baseada no Linux on Power e Openstack, permitindo o acesso gratuito a máquinas virtuais que executam o sistema Linux em servidores baseados no POWER8 e KVM. “Durante o desenvolvimento do MiniCloud, nós percebemos que os alunos da Unicamp detinham muito mais conhecimento sobre interfaces humanas do que nós mesmos. Isso foi fundamental para os bons resultados do projeto”, destaca.

Em 2015, a Unicamp tornou-se membro da OpenPOWER Foundation, estreitando ainda mais o relacionamento com a empresa. Atualmente, o foco do projeto em colaboração é em pesquisa e desenvolvimento da arquitetura open source Power. Hoje, o grupo conta com a participação de 4 alunos do IC, 2 profissionais da IBM e dos professores da Computação, Rodolfo Jardim e Sandro Rigo.

Sobre as perspectivas de novas parcerias, Kiwi conta que as expectativas são as melhores, já que a empresa pretende, inclusive, expandir os projetos para outras unidades da Unicamp e envolver outras áreas do conhecimento, mais alunos e novos docentes nas pesquisas colaborativas. “Um dos nossos desafios atuais é a computação quântica. Sem dúvidas, outras áreas da Unicamp poderão nos ajudar no desenvolvimento de tecnologias voltadas para essa área”, aponta. Em breve, a empresa pretende ainda estabelecer laboratório no Vértice, espaço do Parque Científico destinado a abrigar startups e empresas de base tecnológica.

O Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, pontuou que ouvir as empresas é importante para entender como a Unicamp pode atuar proativamente em parcerias para o desenvolvimento de tecnologias. “É muito interessante sabermos o porquê da IBM estar aqui”, finaliza.