Participantes do Desafio Unicamp podem concorrer a 18 bolsas de 13 mil reais

A foto foi tirada no evento da final do Desafio Unicamp 2019. Na imagem, estão cinco participantes que venceram a competição. São quatro meninas e um menino. Todos estão segurando um cheque. Fim da descrição.

Estudantes da Unicamp participantes do Desafio Unicamp 2022 podem submeter o projeto da competição para receber a bolsa no valor de R$ 13.888,88, oferecida pelo Santander

Texto: Caroline Roxo | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

O Santander em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu um edital para estimular práticas empreendedoras. A bolsa é exclusiva para alunos de graduação da Unicamp e pode ser oferecida para participantes da competição que se inscreverem no edital usando o modelo de negócio desenvolvido no Desafio Unicamp 2022

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo, o edital vai selecionar estudantes matriculados nos cursos de graduação da Unicamp que estejam engajados em experiências empreendedoras, desenvolvam um projeto e o apresentem no prazo de oito meses após o recebimento da bolsa. Serão 18 contemplados com a bolsa Santander.

Diferente do Desafio Unicamp, as inscrições no edital Santander devem ser realizadas individualmente.  No caso de mais de um membro do time do Desafio querer participar do projeto Santander, apenas um dos alunos poderá fazer a inscrição com o projeto da competição. As inscrições para o edital terminam dia 31 de março, no mesmo dia que finalizam as inscrições para o Desafio Unicamp 2022.

O Desafio Unicamp é a maior prática empreendedora da Universidade, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp. A competição é gratuita e estimula o desenvolvimento de modelos de negócios a partir de tecnologias da Unicamp. Apesar do edital Santander ser limitado aos alunos da Unicamp, o Desafio é aberto a qualquer pessoa maior de 18 anos interessada nas capacitações gratuitas da competição para o desenvolvimento de um negócio de base tecnológica. Os prêmios da edição de 2022 podem chegar até 30 mil reais.

Para acessar o edital Santander e conferir as regras de submissão, acesse aqui. As inscrições devem ser realizadas pelo sistema Solicita

Como participar do Desafio?

Para participar da competição é preciso formar uma equipe de três a cinco pessoas, acessar o site do Desafio, escolher uma das tecnologias disponíveis no portfólio e, então, realizar a inscrição, que deve ser feita por uma das pessoas do grupo. As inscrições ficarão abertas até 31 de março ou até atingirem o número máximo de 100 times inscritos.

Após a primeira etapa da inscrição da equipe, todos os membros receberão um e-mail com o endereço de um segundo formulário, que deve ser respondido por TODOS os membros do time. Após o preenchimento de todos da equipe, a inscrição estará completa e o time será colocado em contato com o mentor acadêmico para iniciar o desenvolvimento do negócio.

A principal etapa de capacitação da competição ocorre no dia 2 de abril. O Workshop Desafio Unicamp tem o objetivo de apresentar conceitos de inovação, metodologia Lean Canvas e negócios que visam o impacto socioambiental positivo. Veja a agenda completa da competição no site.

Sobre o Desafio Unicamp 2022

Em sua 12ª edição, a competição já capacitou mais de 3.3 mil pessoas em modelagem de negócios e, em 2022, traz o estímulo à diversidade e novidades em sua premiação. Todas as atividades capacitadoras serão desenvolvidas de forma online e a final do evento poderá acontecer de forma híbrida, a depender das condições sanitárias do momento. A competição é a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.

A mudança da competição para o formato online teve impacto positivo na ampliação de participantes de diferentes lugares do Brasil. Na edição anterior, o Desafio contou com pessoas de 12 estados diferentes. Saiba como é a competição e confira as gravações da edição 2021 aqui.

Os patrocinadores da 12º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, ClarkeModet, Via Consulting, Instituto Eldorado e Baita Aceleradora

Os apoiadores da 12º edição do Desafio Unicamp são:  Agência Unesp de Inovação, Campinas Tech, Incamp, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, Parque Científico e Tecnológico, Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul