Haste intramedular com nova confecção para mais estabilidade e resistência

William Dias Belangero (FCM)

Licenciamento exclusivo de pedido de patente BR202023006145-7 (1851_INTRAMEDULAR)

Essa invenção refere-se a uma nova confecção de haste intramedular, que é um tipo de dispositivo (implante) usado em cirurgias ortopédicas para tratar fraturas especialmente na parte superior do fêmur, como o colo e a região intertrocantérica, em adultos. A haste foi criada com um design para obter um efeito de compressão no foco da fratura, o que ajuda a estabilizar a mesma e facilitar a sua consolidação.

Essa nova haste intramedular foi desenvolvida a partir de um acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) entre a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e a Hexagon com a finalidade de ser um dispositivo médico mais resistente e eficiente, sendo também mais fácil de ser colocado e tecnicamente mais reprodutível. Este implante segue os princípios atuais da cirurgia minimamente invasiva, causando menor dano para o paciente durante a cirurgia e menor risco de complicações, como infecção e falta de união.

Além disso, a haste proposta nesta invenção mantém os fragmentos ósseos bem pressionados e unidos, facilitando a cura da fratura de forma adequada. Essa tecnologia é voltada para todas as fraturas do colo do fêmur, inclusive as mais complicadas, sendo mais segura e eficiente em comparação com outros métodos de fixação usados atualmente.

Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo Cesar Rigolo (inventor independente), Vincenzo Giordano Neto (inventor independente), Robinson Esteves Santos Pires (inventor independente) e Anderson Freitas (inventor independente)

Unidade da Unicamp: Faculdade de Ciências Médicas (FCM)

Inventores: William Dias Belangero (Unicamp), Vincenzo Giordano Neto (Inventor independente), Paulo Cesar Rigolo (Inventor independente), Anderson Freitas (Inventor independente) e Robinson Esteves Santos Pires (Inventor independente)

Empresa licenciada: HEXAGON INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE IMPLANTES ORTOPÉDICOS LTDA

 

Esta tecnologia responde problemas atrelados ao ODS: 3 – Saúde e Bem-Estar

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.