Programa Global Partners conecta a Unicamp com ambientes internacionais de empreendedorismo e inovação

Membros da Universidade UNISA no encontro do Global Partners em 2019

Texto: Caroline Roxo | Foto: Pedro Amatuzzi

Com o intuito de aproximar o ecossistema empreendedor da Unicamp a outros atores de inovação ao redor do mundo, a Agência de Inovação Inova Unicamp criou, em 2019, o Global Partners. O programa promove ações que facilitam o acesso tanto de startups universitárias de outras regiões ao mercado brasileiro, quanto da comunidade da Unicamp a outros agentes inovadores. 

A diretora de Relações Institucionais da Inova, Vanessa Sensato, afirma que o projeto também surgiu a partir da demanda externa crescente de universidades e incubadoras ligadas às universidades da América Latina, África e locais com laços históricos com o Brasil, para a realização de parcerias com a finalidade de promover o estímulo à inovação e ao empreendedorismo junto à Unicamp. 

“O programa Global Partners nos permite trocar experiências em práticas de inovação e empreendedorismo com ecossistemas em diversos estágios de consolidação. Algumas universidades participam em busca de orientação e melhores práticas para dar início à formação de programas e de sua governança voltada à inovação. Outras, já possuem ecossistemas de inovação consolidados, com resultados reconhecidos internacionalmente. É um programa interessante pois favorece uma troca positiva entre universidades que buscam se tornar cada vez mais inovadoras”, afirma Sensato. 

Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, será realizado, no dia 16 de setembro, das 10h às 12h, um webinar online e gratuito com o tema “Best Practices for Incubators”. Na ocasião, além da experiência da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), também haverá a participação dos convidados Rafael Tristan, da Universidade Tecnológico de Monterrey, do México, e da Yongama Skweyiya, da Universidade UNISA, da África do Sul. 

O Centro Tecnológico de Monterrey é referência no México e na América Latina, principalmente pelo Parque de Pesquisa e Inovação Tecnológica de Monterrey, que conta com 35 centros de pesquisa e quatro incubadoras de empresas de alta tecnologia. Com mais de três mil cientistas trabalhando no espaço, a possibilidade de contato com o local é enriquecedor para o ecossistema da Unicamp. A UNISA, por sua vez, trabalha ativamente para difundir a inovação e o empreendedorismo entre seus mais de 400 mil alunos. 

A expectativa é que, por meio do evento, possa haver troca de experiências com o intuito de internacionalizar cada vez mais a área de empreendedorismo da Universidade. “O contato com universidades internacionais parceiras não só permite nosso acesso às melhores práticas em inovação e empreendedorismo, mas também possibilita a disseminação da região de Campinas e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp como um ecossistema vibrante para atração de startups originadas em universidades de todo o mundo ”, comenta Sensato.

Os interessados em participar do encontro podem fazer a inscrição gratuitamente clicando aqui. O evento será realizado em inglês sem tradução simultânea.