5 de junho de 2025 Software integra simulações de reservatórios e escoamento para otimizar produção de petróleo
Licenciamento não exclusivo de programa de computador BR512024004529-5 (PC315_MODELAGEM)
Pesquisadores do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Unicamp desenvolveram um software que conecta simuladores de fluxo em reservatórios com simuladores de escoamento de petróleo e gás, permitindo análises mais completas de cenários de produção. A tecnologia permite trabalhar com dados complexos, como mudanças na composição dos fluidos ao longo do tempo, além de facilitar a criação e o teste de novas estratégias de gerenciamento de poços.
Desenvolvido para linguagens Lua e Python, o software resolve limitações como falhas em conexões entre sistemas e dificuldades em cenários de alta produtividade. Ele também possibilita a implantação de soluções de forma flexível, economiza tempo ao reutilizar dados disponíveis e aumenta a precisão das simulações, possibilitando um melhor gerenciamento de reservatórios de petróleo.
A invenção, fruto de um acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) entre o CEPETRO e a Petrobras, contribui para avanços em estudos de recursos naturais e operações de petróleo e gás.
Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras
Centro da Unicamp: Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO)
Inventores: Denis José Schiozer (Unicamp), Leandro Basilio dos Santos (Petrobras), João Carlos von Hohendorff Filho (Unicamp), João Vitor Lima Nascimento (Unicamp) e Regina Reis da Costa Alves (Petrobras)
Empresa licenciada: Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras
Esta tecnologia responde problemas atrelados ao ODS: 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura