5 de junho de 2025 Tecnologia regulariza dados sísmicos e identifica feições geológicas em subsuperfície
Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102024008427-6 (1976_SISMICOS)
Pesquisadores do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Unicamp desenvolveram um método para regularizar dados sísmicos, corrigindo variações de posicionamento e garantindo maior qualidade nos registros.
A tecnologia utiliza um processo capaz de reconstruir os dados sísmicos em posições regulares, facilitando a análise de feições geológicas na subsuperfície da Terra, como falhas, dobras e outras formações naturais. O processo é automatizado e os dados são armazenados em formato SEG-Y, um padrão utilizado para estruturar dados sísmicos de maneira eficiente, permitindo grande compatibilidade com outras ferramentas de processamento de dados sísmicos.
A invenção, resultado de um acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) entre o CEPETRO e a Petrobras, facilita estudos geológicos e pesquisas relacionadas aos recursos naturais.
Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras
Unidade e centro da Unicamp: Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) e Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC)
Inventores: Martin Tygel (Unicamp), Jorge Henrique Faccipieri Junior (Unicamp), Tiago Antonio Alves Coimbra (Unicamp), Caian Benedicto (Unicamp), Dany Rueda Serrano (Unicamp) e Evaldo Cesario Mundim (Petrobras)
Empresa licenciada: Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras
Esta tecnologia responde problemas atrelados ao ODS: 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura