Tecnologia regulariza dados sísmicos e identifica feições geológicas em subsuperfície

Dany Rueda Serrano, Martin Tygel, Jorge Henrique Faccipieri Junior, Caian Benedicto, Tiago Antonio Alves Coimbra (CEPETRO) (esq. para dir.)

Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102024008427-6 (1976_SISMICOS)

Pesquisadores do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Unicamp desenvolveram um método para regularizar dados sísmicos, corrigindo variações de posicionamento e garantindo maior qualidade nos registros.

A tecnologia utiliza um processo capaz de reconstruir os dados sísmicos em posições regulares, facilitando a análise de feições geológicas na subsuperfície da Terra, como falhas, dobras e outras formações naturais. O processo é automatizado e os dados são armazenados em formato SEG-Y, um padrão utilizado para estruturar dados sísmicos de maneira eficiente, permitindo grande compatibilidade com outras ferramentas de processamento de dados sísmicos.

A invenção, resultado de um acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) entre o CEPETRO e a Petrobras, facilita estudos geológicos e pesquisas relacionadas aos recursos naturais.

 

Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras

Unidade e centro da Unicamp: Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) e Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC)

Inventores: Martin Tygel (Unicamp), Jorge Henrique Faccipieri Junior (Unicamp), Tiago Antonio Alves Coimbra (Unicamp), Caian Benedicto (Unicamp), Dany Rueda Serrano (Unicamp) e Evaldo Cesario Mundim (Petrobras)

Empresa licenciada: Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras

 

Esta tecnologia responde problemas atrelados ao ODS: 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.