Desafio Unicamp 2015 está com inscrições abertas

Data: Terça, 24 de fevereiro de 2015

Texto: Carolina Octaviano

Imagem: divulgação

A partir de hoje equipes interessadas em participar do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2015 – competição de modelo de negócios a partir de patentes e programas de computadores criados na Unicamp – já podem se inscrever. Idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o principal objetivo da iniciativa é a geração de empresas de base tecnológica a partir da propriedade intelectual da universidade. O evento é destinado a estudantes de graduação e pós–graduação e interessados em empreendedorismo tecnológico de todo país. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Desafio Unicamp: http://www.inova.unicamp.br/desafio/o-desafio/inscricoes/desafio

Ao longo de quatro meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.

Esta edição do Desafio Unicamp ainda oferecerá aos participantes, além da mentoria acadêmica e empresarial, um Workshop de Business Model Canvas (BMC) com Stephen Fleming, vice-presidente e diretor executivo do Instituto de Inovação e Empreendedorismo (Enterprise Innovation Institute) da Georgia Tech – que será realizado em 28 de março, no Expo Dom Pedro - , e um treinamento de Pitch para as equipes finalistas – no qual os participantes vão aprender a como apresentar seu modelo de negócio, em poucos minutos, a investidores e interessados.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.

Recepção aos calouros Unicamp

No próximo dia 25, a organização do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, participará do evento Calourada DCE-Unicamp: Abre alas de um novo tempo, ação para recepcionar o calouro da Unicamp, que acontece no Ciclo Básico e é idealizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). Na ocasião, a equipe irá apresentar o programa da competição e irá tirar as dúvidas dos interessados. Liga das Atléticas da Unicamp (LAU), Liga das Engenharias da Unicamp (LEU), Núcleo das Empresas Juniores, Mercado de Trabalho em Engenharia (TEM), Enactus, Trote da Cidadania, Liga Empreendedora, ABU Campinas e Centro de Estudos Universitários (CEU) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) também participarão do evento. Além da entrega de kits aos calouros e material explicativo (com campanhas coibindo o trote violento), ocorrerão palestras e mesas de discussão sobre temas de grande importância social e ainda atividades culturais, como shows.

Assista ao vídeo sobre o Desafio Unicamp aqui.

Confira a lista de tecnologias disponíveis nesta edição em: http://www.inova.unicamp.br/desafio/o-desafio/tecnologias-selecionadas

Para mais informações sobre a competição, acesse: www.inova.unicamp.br/desafio