Líder em patentes

A Unicamp é a maior universidade inventora do Brasil, de acordo com o último levantamento divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em julho de 2011. Produzido pelas pesquisadoras Cristina d?Urso de Souza Mendes, Luci Mary Gonzalez Gullo e Rafaela Di Sabato Guerrante, do INPI, o estudo ?Principais titulares de pedidos de patente no Brasil, com prioridade brasileira, depositados no período de 2004 a 2008? aponta que a Unicamp é detentora de 272 pedidos de patentes depositados no Brasil, o que a coloca à frente das outras instituições de ensino. Entre todas as instituições públicas e privadas, a Universidade está em segundo lugar. A Petrobras, maior empresa do Brasil, lidera o ranking com 388 pedidos. O estudo foi publicado no mesmo mês em que a Agência de Inovação Inova Unicamp, responsável pela propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Universidade, completa oito anos de atuação.

Fonte: Jornal da Unicamp.