Start-up criada na Unicamp lança aplicativo para caronas em Campinas

A MobWise, start-up criada na Unicamp em 2009, lançou um novo aplicativo para ajudar a encontrar oferta e demanda de caronas. Chamado de Ponga, o app está disponível para os sistemas operativos Android e iOS e vem recebendo adesão do público jovem.

Promover o encontro entre pessoas que querem carona com quem está disposto a dá-las. Essa é a principal função do aplicativo Ponga. Através de um sistema de geolocalização, que dá as coordenadas de cada usuário, o app facilita o encontro de quem precisa com quem pode oferecer uma carona. Ao acessar o aplicativo, o caroneiro pode colocar a rota de que necessita – por exemplo, do centro de Barão Geraldo à Unicamp. Os motoristas que estão por perto recebem um aviso de que existe alguém pedindo carona, e, tal como acontece com aplicativos de táxi, o Ponga “combina” os dois para que a carona aconteça.

Para quem dirige, significa geração de renda no tempo livre e novas amizades. Para quem vai de passageiro, o aplicativo oferece uma opção de transporte mais barato que um táxi e mais rápido e mais confortável que um ônibus.

O Ponga chega a Campinas em meio ao surgimento de aplicativos de carona como o Lyft e o Uber, que promovem o transporte entre pessoas, ou peer-to-peer, e fazem sucesso mundo afora. Além da grande aderência que esses aplicativos têm obtido, outra afinidade compartilhada é o elevado número de universitários que se tornam motoristas nas horas vagas para assegurar o que os norte-americanos costumeiramente chamam de “part-time job”. Já os passageiros possuem perfil mais eclético: jovens e adultos têm experimentado e aprovado a inovação. Campinas, sendo uma cidade com quinze instituições de Ensino Superior e com sérias dificuldades no transporte público, reúne os principais ingredientes para criar um aplicativo de caronas bem sucedido.

O app, que está disponível para download para as plataformas iOS e Android, está funcionando inicialmente em Campinas, focando primeiro em estudantes universitários. Segundo André Paraense, diretor da MobWise, start-up criadora do Ponga, este público, em princípio, tem mais tempo para dar e receber caronas, além de serem mais abertos a novidades. “E querem uma renda extra e curtem a ideia de conhecer melhor a cidade fazendo novas amizades, além de já estarem acostumados a este tipo de dinâmica”, conta ele. E a motivação não para por aí. “Além de solucionar um grande problema logístico, caronas são um estímulo à sustentabilidade”, conclui.

O aplicativo, que teve sua versão para Android lançada recentemente, tem horários de funcionamento específicos e por enquanto cobre toda a cidade de Campinas – área que será expandida no futuro.

Atendimento à imprensa:

Luciano Valente | Meghie Rodrigues