Inova promove reunião de alinhamento entre bolsistas PIBITI

Texto: Marina Nania

Foto: Isaías Teixeira

Ocorreu na última segunda-feira, 19 de Janeiro, um workshop de interação e acompanhamento dos projetos de iniciação tecnológica entre os estudantes da Unicamp que estão no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq e profissionais da Inova Unicamp direta e indiretamente envolvidos. Os temas dos projetos estão ligados com a própria Agência de Inovação Inova Unicamp ou empresas graduadas ou empresas que participam do programa da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Na ocasião, os bolsistas presentes apresentaram um panorama geral de seus projetos e tiveram a oportunidade de expor suas dificuldades e receber sugestões dos colaboradores da Agência, como forma de prestar assistência aos alunos em seus projetos.

A Diretora de Propriedade Intelectual da Inova, Patrícia Leal Gestic, esteve presente no workshop e acompanhou a apresentação de cada um dos bolsistas. Patrícia aproveitou a ocasião para questionar tecnicamente os alunos sobre seus projetos, além de orientá-los.  Em sua opinião, este tipo de workshop é de extrema importância para formar e desenvolver profissionalmente cada um dos alunos. “Esta iniciativa propicia um momento de interação entre os alunos e seus pares e profissionais seniores presentes dispostos a debater o rumo dos projetos, os métodos aplicados, as dificuldades e as mudanças ocorridas para atender as expectativas do projeto“, afirma. Ela ressalta ainda que iniciativas como as do PIBITI são importantes pois despertam nos estudantes a mentalidade científica e o desejo por buscar inovação tecnológica.

Bruno Fontes Lima, que auxilia dois bolsistas em seus projetos na empresa incubada Solstício Energia, participou da reunião. Ele comenta os benefícios proporcionado pela interação entre empresas de base tecnológica e alunos da Unicamp: “os alunos mostraram uma ótima base teórica e demonstram estar empolgados em trabalhar em uma empresa de base tecnológica”.

Para mais informações sobre o PIBITI, clique aqui.

(http://www.prp.rei.unicamp.br/pibic/criteriosPibiti.php