Escola Mupi participa do Programa Landing da RedEmprendia

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

A escola Mupi, empresa-filha da Unicamp e que atua no ramo de educação e tecnologia, participou, no final do ano passado, do Programa Landing, que apoia a internacionalização de pequenas e médias empresas originadas em instituições de ensino parceiras. A fundadora da startup Ana Rute Mendes, formada em Midialogia, participou do programa na Universidade de Lisboa e também na Universidade de Porto, ambas localizadas em Portugal.

O Programa, idealizado pela rede de empreendedorismo universitário RedEmpreendia na qual fazem parte instituições de países ibero-americanos, proporcionou a empreendedora a oportunidade de ampliar a rede de contatos com mentores e membros de startups de diversas partes do mundo, além de propiciar o crescimento e amadurecimento das empreendedoras. “Foi um crescimento muito grande. Fiz muitos contatos e conheci muitos investidores. A experiência nos acelerou a nos fazer desistir de uma ideia que seria fracassada. A gente percebeu que o mercado já está saturado e mudamos o rumo do nosso negócio”, afirma Ana Rute, que participou também do programa de aceleração Lisbon Challenge, antes de iniciar o processo de internacionalização no Programa Landing.

Ana conta que, a partir da vivência no Programa Landing, os responsáveis pela startup decidiram por uma mudança de estratégia da empresa, que agora vai investir no mercado de tecnologia para formação de professores. “É um campo muito restrito e não tão explorado, em que não há uma concorrência muito grande atuando. E o que mais nos atrai nessa área é a forma distinta com que a tecnologia evolui para alunos e professores”, aponta, revelando que irá tentar participar do Landing, novamente, este ano.

Sobre a Mupi

A Mupi é uma startup de educação e tecnologia, fundada pela midiáloga Ana Rute Mendes, pela mestranda em Linguística aplicada Paula Furtado e pelo engenheiro da Computação Virgílio Santos, todos ex-alunos da Unicamp. Inicialmente como uma escola de tecnologia criativa com cursos de Web Design e Desenvolvimento Web para leigos, agora está desenvolvendo cursos sobre o uso de tecnologia na sala de aula, voltados para professores de qualquer área e nível educacional. O objetivo é proporcionar aos educadores novas possibilidades de enriquecimento do ensino utilizando tecnologias populares na internet. Para mais informações, visite http://tecnologiaparasaladeaula.com.br.