Flashbox e Máquina automatizada de bebidas participam do encerramento da Campus Future

Texto e fotos: Carolina Octaviano

As tecnologias “Flashbox” e “Máquina automatizada de bebidas” estiveram expostas na área de inovação da Campus Future, durante a Campus Party Brasil 2015, no último dia de evento, que aconteceu sábado, 7 de fevereiro. As duas tecnologias foram criadas no Colégio Técnico de Limeira (Cotil), para a disciplina Desenvolvimento de software, ministrada pelo Professor Fernando Bryan Frizzarin, que orientou quatro trabalhos expostos na Campus Party. A exposição dos projetos se deu a partir de uma parceria entre a Unicamp, por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, com a organização do evento.

A “Máquina automatizada de bebidas” permite a compra e venda de bebidas através de uma pulseira RFID individual. Para isso, os clientes devem ser cadastrados e inserir créditos em suas pulseiras. No momento da compra, basta o cliente aproximar sua pulseira do leitor RFID presente na máquina, que conectada ao sistema, faz o débito no banco de dados e a liberação do produto. A tecnologia foi desenvolvida pelas ex-alunas do Cotil, Bianca Amaral – que participou pela segunda vez desta edição da Campus Future – e Felipe Ferreira da Silva, com o apoio da arquiteta Marylis Barbosa de Souza. Para o evento, Bianca apresentou um protótipo da máquina e demonstrou seu funcionamento ao público. “O mecanismo da máquina é diferente das existentes. A máquina não utiliza dinheiro físico, trazendo mais comodidade para o usuário. Além disso, disponibiliza apenas um tipo de produto, o que torna o processo de compra mais rápido, e é mais segura com relação a roubos”, afirma.

Apresentado pelo ex-aluno do Cotil, Miquelli Rigo Fontana, o “Flashbox” é um dispositivo que promete proporcionar conforto e comodidade ao usuário, uma vez que permite a transferência e navegação de arquivos de um pen-drive sem a necessidade de conecta-lo a computadores ou a outros dispositivos. Os pen-drives conectados ao Flashbox que torna-se acessível via software do dispositivo, que utiliza bluetooth para comunicação, tornando possível transferir o conteúdo do computador para o pen-drive e vice-versa. “Muito legal a curiosidade das pessoas em saber o que é o projeto e poder demonstra-lo a partir de um protótipo”, comenta. Sobre o principal diferencial da tecnologia, Fontana aponta para o baixo custo do sistema criado por ele. “O pen-drive sem fio já está disponível no mercado, mas é uma tecnologia cara. Com o Flashbox, qualquer pen-drive vira um pen-drive sem fio”, revela. Participaram também do desenvolvimento do dispositivo os ex-alunos Guilherme Nunes Ferreira e Jonas de Araújo Ritter.

Frizzarin comenta que a participação em iniciativas como a Campus Future é interessante para dar visibilidade aos projetos desenvolvidos no colégio, assim como pelo contato com os investidores, que mostram-se interessados em investir nas tecnologias. Ele aponta para o diferencial desta experiência para jovens que acabaram de entrar na universidade, como é o caso dos alunos do Cotil que participaram da iniciativa. “Acredito que, o quanto antes os alunos tiverem a oportunidade de ter contato com o universo da inovação tecnológica e do empreendedorismo, melhor. Essas iniciativas possibilitam reconhecer talentos e habilidades”, conclui.

Sobre a Campus Future

Espaço com projetos acadêmicos de todo o país que estão sendo desenvolvidos nos centros de pesquisa e salas de aula por alunos de graduação e mestrado. A mostra de projetos funciona de maneira interativa, com espaço para que os visitantes possam experimentar os protótipos e se divertirem com as “engenhocas” que vão desde games a um Museu Afrodigital que utiliza realidade virtual em seu desenvolvimento.

A Campus Future é uma novidade na Campus Party Brasil. Exclusiva para apresentação de projetos de estudantes universitários, tem como proposta fazer com que as pesquisas em andamento de alunos de graduação ou pós-graduação ganhem visibilidade, sejam acessadas e compreendidas por um amplo público interessado em ciência e tecnologia que circula na área aberta da Campus Party. A proposta é que, além de apresentarem seus projetos, os alunos possam aproveitar o vasto conteúdo oferecido pelo evento. No dia 7 de fevereiro, haverá uma premiação dos melhores projetos apresentados neste escopo.

A Campus Party 2015

Temática especial, novos palcos e muitas atrações que prometem fazer você entrar de cabeça nesse universo da inovação, ciência, criatividade, entretenimento digital e empreendedorismo. Quando se fala em universo, é quase o sentido literal da palavra, pois a #cpbr8 vai celebrar o 150o aniversário do livro Da Terra à Lua, de Julio Verne.

2015 também será o ano de mostrar que empreendedorismo digital e a Campus Party tem tudo a ver. Com o programa Startup 360, o evento disponibiliza conteúdos distintos para os participantes que queiram começar um negócio ou com empresas em estágios mais avançados. São 600 horas de atividades entre palestras, oficinas, workshops e atividades especiais para os campuseiros, além da área Open Campus, que traz diversas atrações gratuitas para o público.