Primeiro módulo da Especialização em Propriedade Intelectual é concluído

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Diogo Monteiro

O módulo “Criatividade” do Curso de Especialização em Propriedade Intelectual, idealizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, a Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) foi concluído no último sábado, dia 7 de fevereiro. A disciplina foi ministrada pelo Professor do Instituto de Matemática, Estática e Computação Científico (IMECC), Ademir José Petenate¸ doutor em Estatística e com ampla experiência em inovação tecnológica e empreendedorismo, em parceria com Virgílio Marques, doutor em Engenharia Mecânica e Sócio da EDTI Projetos em Melhoria e Inovação e, atualmente, gestor em empresa do segmento de bebidas.

O principal intuito deste módulo foi trabalhar a aplicação de técnicas que podem transformar pessoas em profissionais criativos, além de os fundamentos do Pensamento Criativo e a relação entre a criatividade e a inovação tecnológica. Na opinião da aluna Marina Naves Laureano Santos, analista de marcas e patentes na empresa farmacêutica Medley, a disciplina desmitificou a ideia de que a criatividade não é uma característica que pode ser adquirida. “Neste módulo, aprendemos conceitos que possibilitam que qualquer pessoa torne-se um profissional criativo. Ao contrário do que imaginamos, a pessoa não precisa nascer criativa”, afirma.

Fernando de Castro Sá, da Petrobrás e também aluno da especialização, avalia positivamente este primeiro módulo do curso. “Superou minhas expectativas e quebrou um preconceito meu com relação a cursos voltados para a criatividade. Os conceitos e as teorias expostas aqui tem realmente aplicabilidade, tanto profissional, quanto pessoal”, aponta. Ele conta que o módulo Criatividade também foi importante para elevar as expectativas com relação ao restante da especialização. “Diante do primeiro módulo, criei uma expectativa ainda maior quanto ao curso, que pretende revisar e expor conceitos relevantes acerca de importantes temas, como inovação tecnológica e propriedade intelectual”, confirma.

Para Patrícia Leal Gestic, coordenadora de conteúdo do curso e diretora de Propriedade Intelectual da Inova, a especialização também superou expectativas. “Além da parte técnica e de conteúdo, foram bastante estimuladas atividades e a interação entre os alunos que têm diferentes funções nas empresas, representando uma experiência bem positiva. Este módulo passou bem rápido, o que mostra que o curso foi bastante agradável”, defende.

Intitulado de “Inovação”, o segundo módulo do curso de especialização já teve início no último dia 7, no período da tarde. A primeira aula foi ministrada pela Diretora de Propriedade Intelectual da Inova, que abordou conceitos em inovação de valor, e pela Professora Maria Ester DalPoz, doutora em Filosofia e Professora na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, que expôs cases de sucesso em inovação tecnológica. O módulo será ministrado também por Davi Salles, instrutor convidado na Unicamp.