Secretário do Ministério de Desenvolvimento visita ecossistema da Unicamp

Fotografia. Onze homens aparecem na imagem, posando para a foto, lado a lado. Eles estão em sala com paredes de vidro, cobertas por persianas. Fim da descrição.
Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC,  esteve no Instituto Eldorado e na Agência de Inovação Inova Unicamp

Texto: Ana Paula Palazi  | Foto: João Marques (Cerimonial GR)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu a visita do secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira Lima, nessa última sexta-feira (23).

O secretário foi recebido na Agência de Inovação Inova Unicamp pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles. Também estiveram presentes integrantes da administração central da Universidade, o superintendente do Instituto Eldorado, Roberto Soboll, e a gerente administrativa e de inovação da Inova Unicamp, Marina Silva, representando a diretoria-executiva da Agência.

No encontro, foram abordados temas de interesse tanto do Ministério quanto da Unicamp, como transição energética e fortalecimento das políticas para o crescimento econômico sustentável do país, baseado em ciência, tecnologia e inovação.

“A Unicamp é um exemplo na articulação entre os diferentes atores que promovem o processo de inovação e transformação do país. Estamos de portas abertas para fazer essa articulação e contribuir com parcerias que incluam o governo, universidades, institutos tecnológicos e o setor privado”, afirmou o secretário.

HIDS: Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável

Na reunião, foram apresentados alguns dos principais programas e projetos que, segundo o reitor da Unicamp, podem contribuir para o desenvolvimento da região e do país.  Entre eles está o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), a ser implantado em área de propriedade da Universidade, onde já está instalada a Agência de Inovação da Unicamp.

A proposta de criação de um distrito inteligente na cidade de Campinas, que reunirá universidades, empresas, institutos de pesquisa e órgãos governamentais, foi apresentada ao secretário pelo coordenador geral do programa, professor Mariano Laplane.

Campus Sustentável da Unicamp em parceria com a CPFL Energia

A Unicamp também apresentou o Campus Sustentável, projeto que tem implementado uma gestão ambientalmente sustentável na Universidade, abrangendo os aspectos de recursos humanos, naturais e econômicos, alinhadas às pautas ambientais.

As iniciativas relacionadas à mobilidade, à eficiência e à transição energética, à redução de desperdício e à conectividade, que impactam diretamente na formação de recursos humanos, foram mostradas pelo coordenador do Campus Sustentável, professor Luiz Carlos da Silva.

Conexões o desenvolvimento industrial e comercial com a Unicamp

De acordo com o reitor, a visita já derivou uma continuidade das conversas em Brasília. “Vamos realizar uma visita ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para apresentar ao vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin, tudo o que fazemos na Unicamp na área de transição energética e convidá-lo para vir aqui conhecer de perto nosso ecossistema”.

Meirelles destacou ainda que a Unicamp tem usado o próprio espaço da Universidade e suas relações com o mundo empresarial, para produzir um laboratório vivo. “Isso nos permite reproduzir, em uma escala razoável, iniciativas que podem rapidamente se propagar pela sociedade”.

O secretário reafirmou o compromisso do atual governo em apoiar ações e projetos que contribuam para o crescimento econômico e sustentável. Uallace Moreira Lima é ex-aluno da Unicamp, onde fez mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia (IE). Ele também foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que investiu no acordo de cooperação técnica com a Unicamp para o desenvolvimento do plano diretor do HIDS.

“Pra mim é significativo voltar à Unicamp, porque o que faço hoje, no governo, aprendi aqui na Universidade. A Unicamp contribui muito para um tipo de formação intelectual que se vincula com o concreto e como de fato podemos levar o conhecimento acadêmico para o mundo”, finalizou o secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil.