Mais de 400 pessoas foram capacitadas em Lean Canvas durante o Workshop Desafio Unicamp 2019

Prof. Newton Frateschi abre o Desafio Unicamp 2019. O fundo do evento é verde com logo em azul.

Texto: Kátia Kishi

Fotos: Gabriela Neves

Nesse último sábado (18/05), foi dado o pontapé inicial para a competição de empreendedorismo Desafio Unicamp, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, com um Workshop de capacitação em Lean Canvas e mentorias empresariais sobre os projetos. O Workshop que aconteceu na Expo Dom Pedro, em Campinas, bateu recorde de participação com mais de 400 pessoas capacitadas (entre membros de equipes e pessoas interessadas), conforme comentou Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação, que abriu o evento.

“A primeira coisa que nos surpreendeu foi o número de inscrições no Desafio Unicamp, que chegou a 105 equipes competidoras, o que significa um aumento de 87% em relação ao ano passado. Esse aumento reflete tanto a consolidação do evento, quanto o trabalho da Inova em firmar mais parcerias institucionais para expandir a cultura empreendedora e promover a inovação. Por exemplo, nesta edição, contamos com as parcerias da Faculdade Zumbi dos Palmares e Mackenzie Campinas, de onde tivemos muitas equipes inscritas.”, comemorou Frateschi.

Mesa com Lean Canvas preenchido com post-its, três membros de equipe mais um mentor empresarial

Mentor empresarial orientando equipe sobre a ideia de negócio e como estruturar o Canvas

Devido a demanda de pessoas interessadas que não tinham vínculo com a competição, foram abertas inscrições individuais gratuitas para os que gostariam de conhecer a competição e se aprofundar na capacitação empreendedora da Unicamp, o que garantiu a casa cheia. Nesse último Workshop foram mais de 400 pessoas capacitadas, mas, ao todo, o Desafio Unicamp já capacitou mais de 2,7 mil pessoas de 11 estados diferentes, contribuindo na disseminação da cultura empreendedora.

Durante o Workshop, as equipes competidoras aprenderam a metodologia de Lean Canvas com Marcelo Nakagawa, professor de inovação e empreendedorismo, para modelar seus negócios baseados em tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), suprindo assim a dificuldade das universidades e institutos em transferir os seus conhecimentos para a sociedade em forma de negócios, explicou Frateschi:

“Além do nosso portfólio de patentes, que abrimos todos os anos para a competição, nesta nona edição temos uma parceria com as tecnologias do CPqD. Esse vínculo fortalece o ambiente empreendedor da região de Campinas ao apresentar diferentes patentes que podem ser transformadas em negócios para a criação de novas empresas, chamadas de spin-offs por terem origem em tecnologias. Vale reforçar que ensinar como traçar caminhos para colocar essas tecnologias no mercado com novas empresas é um dos objetivos do Desafio. Afinal, ter patentes guardadas nos armários das universidades e institutos é como ter corpos sem almas. É papel da Universidade ensinar o empreendedorismo para gerar inovação, melhorias e mais empregos para sociedade.”

Foto de equipe de mentores empresariais voluntários no Desafio Unicamp

O diretor-executivo da Agência de Inovação da Unicamp também adiantou que a Incubadora de Empresas com Base Tecnológica da Universidade (Incamp), gerenciado pela Inova, poderá ajudar a “cultivar cada pequena semente que nasce na competição para transformar em uma nova empresa. Estamos muito esperançosos que, assim como em anos anteriores, tenhamos novas empresas surgindo do Desafio para serem incubadas conosco”.

Para as equipes que estão competindo, o próximo passo é a participação obrigatória do Webinar sobre o uso de patentes e programas de computador, no dia 23 de maio, com horário a ser definido e comunicado por e-mail.

As equipes também receberão o modelo de Canvas online por e-mail, e as primeiras versões do Canvas online deverão ser entregues até o dia 02 de junho para serem avaliados para as próximas fases, com comunicações realizadas via e-mails cadastrados nas inscrições.

Confira as próximas fases e datas na Agenda do Desafio Unicamp.

Sobre o Desafio Unicamp 2019

18 pessoas da Inova Unicamp em frente ao painel verde com logo do Desafio Unicamp

Foto com a equipe organizadora do Desafio Unicamp: a Agência de Inovação Inova Unicamp.

O Desafio Unicamp é uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp e que nesta edição também conta com três tecnologias do CPqD. A iniciativa anual que já capacitou mais de 2,3 mil pessoas é organizada pela Inova Unicamp e está em sua nova edição.

Os patrocinadores da 9º edição do Desafio Unicamp são: Luiza Labs, Baita, Clarke, Modet &Co, CPqD, FM2S Consultoria, Kasznar Leonardos e Novartis.

Os apoiadores do Desafio Unicamp 2019 são: Campinas Tech, CIESP Campinas, Founder Institute, Incamp, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas e Venture Hub.

Mais informações sobre o Desafio Unicamp 2019 em: www.inova.unicamp.br/desafio