5 de junho de 2025 Uma solução mais segura e ergonômica para a decapagem de cabos em redes elétricas
Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102021023629-9 (1697_DECAPADOR)
Nos serviços de manutenção e instalação de redes de energia, a decapagem de cabos – remoção do isolamento externo para expor os condutores internos e realizar conexões – é um trabalho essencial, mas exige esforço físico repetitivo. Além disso, os técnicos enfrentam condições desafiadoras, como um espaço limitado de movimentos, a necessidade de esforços repetitivos com os membros superiores, condições climáticas adversas com trabalho a céu aberto, e tudo isso agravado quando usados cabos de maior diâmetro ou quando as linhas têm corrente elétrica ativa.
Para criar melhores condições de segurança e ergonomia, pesquisadores da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp desenvolveram um cabeçote decapador de cabos acoplável a dispositivos aplicadores de torque, como parafusadeiras de impacto externas. O invento substitui parte do esforço humano e permite fácil substituição das matrizes de corte usadas nesses serviços, aumentando a eficiência e adaptabilidade em seu uso.
A invenção traz mais praticidade, dispensa ferramentas hidráulicas ou elétricas de alto custo e sua compatibilidade com dispositivos acessíveis amplia sua disponibilidade para eletricistas, especialmente em manutenções aéreas, garantindo mais segurança, ergonomia e eficiência no trabalho.
Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e Restart – Indústria, Comércio, Importação, Exportação de Equipamentos e Acessórios Elétricos Ltda
Unidade da Unicamp: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA)
Inventores: José Luiz Pereira Brittes (Unicamp), Milton Shoiti Misuta (Unicamp), Sandra Francisca Bezerra Gemma (Unicamp), Eliezer Silva Franco (CPFL), Ronaldo Antonio Roncolatto (CPFL), Mateus Milano Vieira da Fonseca (Restart), André Luis Muller (Restart) e Rodrigo Villa Verde (Restart)
Empresa licenciada: Restart – Indústria, Comércio, Importação, Exportação de Equipamentos e Acessórios Elétricos Ltda
Esta tecnologia responde problemas atrelados ao ODS: 8 – Trabalho decente e crescimento econômico